Conferência Internacional sobre Investigação em Incêndios Florestais reúne especialistas de todo o mundo em Coimbra

Conferência Internacional sobre Investigação em Incêndios Florestais reúne especialistas de todo o mundo em Coimbra

A 8ª Conferência Internacional sobre Investigação em Incêndios Florestais, que terá como tema dominante os grandes incêndios de 2017 em Portugal, Espanha e Estados Unidos da América e de 2018 na Grécia, vai reunir, de 9 a 16 de novembro, no Centro de Eventos Bissaya Barreto, em Coimbra, especialistas de todo o mundo.

Organizada pela Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), esta reunião científica, que se realiza de quatro em quatro anos, desde 1990, sempre em Coimbra, é reconhecida como a mais relevante a nível mundial, na área dos incêndios florestais, trazendo a Portugal investigadores e técnicos de entidades operacionais de diversos países, interessados em apresentar os resultados da sua investigação ou em conhecer os mais recentes avanços nas diversas áreas de gestão dos incêndios.

A conferência visa «fornecer informações atualizadas sobre os desenvolvimentos em ciência e tecnologia de incêndios florestais e é uma oportunidade de conhecer pessoas e instituições, para promover a cooperação internacional nesta área de investigação», referem Xavier Viegas e Luís Mário Ribeiro, presidente e vice-presidente da comissão organizadora, respetivamente.

Incêndios na interface urbano-florestal, gestão do risco de incêndio, sistemas e ferramentas de apoio à decisão, gestão de incêndios, gestão de combustíveis e aspetos socioeconómicos são os seis temas principais para apresentação dos trabalhos, cada um deles com vários subtemas.

Nos dias anteriores à conferência realizam-se dois cursos especializados. O primeiro, sobre Segurança Pessoal nos Incêndios Florestais, decorre no dia 9 de novembro e é coordenado por Bret Butler, investigador do Missoula Fire Sciences Laboratory (EUA), reputado cientista norte-americano, especialista em assuntos relacionados com o comportamento do fogo e com a segurança em incêndios Florestais.

Este curso é dirigido a todas as pessoas que estejam diretamente ligadas a atividades relacionadas com incêndios florestais, revestindo-se de particular interesse para bombeiros e diversos agentes de proteção civil.

O segundo curso, nos dias 10 e 11 de novembro, é dedicado ao tema do comportamento do fogo. Coordenado por Albert Simeoni, diretor do Laboratório de Segurança contra o Fogo, da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, este curso destina-se principalmente a técnicos relacionados com a previsão do comportamento dos incêndios e a investigadores que se dedicam ao estudo dos incêndios.

Os trabalhos da conferência têm início no dia 12, pelas 9 horas, com um intenso programa que inclui a apresentação de mais de 200 comunicações orais.

No último dia da conferência, a 16 de novembro, realiza-se uma visita de estudo às áreas mais fustigadas pelos incêndios florestais em 2017.

O programa da 8ª Conferência Internacional sobre Investigação em Incêndios Florestais está disponível em: www.adai.pt/icffr

Cristina Pinto

Assessora de Imprensa

Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Comente este artigo
Anterior Ministro da Agricultura ouvido hoje no parlamento
Próximo II Jornadas de Desenvolvimento Rural do Norte Alentejano - 08 e 09 de novembro - Elvas

Artigos relacionados

Comunicados

Press release – Plant health: agriculture MEPs back deal to fight influx of pests to the EU – Committee on Agriculture and Rural Development

New rules to curb the growing influx into the EU of plant pests, such as olive grove killer Xylella fastidiosa, and better equip member states to tackle their spread, were endorsed by the Agriculture Committee on Thursday. The draft rules, informally agreed by MEPs and member states last year, […]

Sugeridas

VITIS 2020 – 2021: Aviso de abertura para submissão de candidaturas apoio à reestruturação e reconversão de vinhas

[Fonte: IVV] Para a campanha 2020-2021, a apresentação das candidaturas ao regime de apoio à reestruturação e reconversão da vinha (VITIS), decorre entre as 9 horas do dia 15-09-2019 e as 17 horas do dia 15-11-2019.

A Portaria n.º 323/2017, de 26 de outubro, […]

Comunicados

Dia de Campo STET HOLLAND

Mais de uma centena de visitantes!
No passado dia 16 de maio de 2017 realizou-se em Alcochete, numa parcela de M. Andrade e de H. Gonçalves, o Dia da Batata, organizado pela Advice.AgriBusiness e pela sua representada STET Holland, tendo contado com a participação de 120 pessoas, […]