“Do campo à mesa | A circularidade dos plásticos e a nova agricultura” é o mote da conferência que vai ter lugar durante o dia 8 de Abril no auditório da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA), em Beja. Esta será a conferência final do projecto “PlaCarvões – De plásticos a carvões activados – Economia circular nos plásticos agrícolas e urbanos” e servirá para a «apresentação de resultados e perspectivas futuras de desenvolvimento nesta área».
O projecto “PlaCarvões – De plásticos a carvões activados – Economia circular nos plásticos agrícolas e urbanos” decorreu durante 2018 e é uma iniciativa da EDIA (proponente), da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (Cimac), da GesAmb – Gestão Ambiental e de Resíduos e da Universidade de Évora. Esta iniciativa foi cofinanciada pelo Fundo Ambiental – Repensar os plásticos na economia: desenhar, usar, regenerar (DURe).
Segundo um comunicado da EDIA, «este projecto espelha a preocupação das entidades parceiras […] e da região, na busca e concretização de soluções para a problemática dos plásticos urbanos e agrícolas, numa perspectiva de Economia Circular e sustentabilidade». Assim, o projecto “PlaCarvões – De plásticos a carvões activados – Economia circular nos plásticos agrícolas e urbanos” «propõe uma solução de aplicação dos princípios da Economia Circular na cadeia de valor dos plásticos, com a valorização de resíduos de plásticos (plástico agrícola, plásticos descartáveis e fracção não valorizada dos resíduos urbanos) através da produção de carvões activados, podendo estes ser utilizados em tratamento de efluentes agroindustriais e urbanos em unidades de pequena a média dimensão, de base local e regional, tornando um resíduo num produto de elevado interesse económico e ambiental».
No fim da conferência será apresentada a exposição itinerante “Plastoceno | A era do plástico”, que tem estado a percorrer os municípios do Alentejo em acções de sensibilização para a redução/reutilização/reciclagem de plásticos. Pode consultar o programa da conferência aqui.