Conferência em Beja sobre reaproveitamento de plásticos

Conferência em Beja sobre reaproveitamento de plásticos

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

“Do campo à mesa | A circularidade dos plásticos e a nova agricultura” é o mote da conferência que vai ter lugar durante o dia 8 de Abril no auditório da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA), em Beja. Esta será a conferência final do projecto “PlaCarvões – De plásticos a carvões activados – Economia circular nos plásticos agrícolas e urbanos” e servirá para a «apresentação de resultados e perspectivas futuras de desenvolvimento nesta área».

O projecto “PlaCarvões – De plásticos a carvões activados – Economia circular nos plásticos agrícolas e urbanos” decorreu durante 2018 e é uma iniciativa da EDIA (proponente), da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (Cimac), da GesAmb – Gestão Ambiental e de Resíduos e da Universidade de Évora. Esta iniciativa foi cofinanciada pelo Fundo Ambiental – Repensar os plásticos na economia: desenhar, usar, regenerar (DURe).

Segundo um comunicado da EDIA, «este projecto espelha a preocupação das entidades parceiras […] e da região, na busca e concretização de soluções para a problemática dos plásticos urbanos e agrícolas, numa perspectiva de Economia Circular e sustentabilidade». Assim, o projecto “PlaCarvões – De plásticos a carvões activados – Economia circular nos plásticos agrícolas e urbanos” «propõe uma solução de aplicação dos princípios da Economia Circular na cadeia de valor dos plásticos, com a valorização de resíduos de plásticos (plástico agrícola, plásticos descartáveis e fracção não valorizada dos resíduos urbanos) através da produção de carvões activados, podendo estes ser utilizados em tratamento de efluentes agroindustriais e urbanos em unidades de pequena a média dimensão, de base local e regional, tornando um resíduo num produto de elevado interesse económico e ambiental».

No fim da conferência será apresentada a exposição itinerante “Plastoceno | A era do plástico”, que tem estado a percorrer os municípios do Alentejo em acções de sensibilização para a redução/reutilização/reciclagem de plásticos. Pode consultar o programa da conferência aqui.

Notícias relacionadas

Comente este artigo

O artigo Conferência em Beja sobre reaproveitamento de plásticos foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Anterior Governo avança com estudo sobre a população de javalis
Próximo Os equipamentos são parte do negócio, mas o que a Aquagri faz é consultoria em gestão de rega

Artigos relacionados

Notícias cadeia alimentar

Jerónimo Martins reforça a aposta no setor agroalimentar

[Fonte: DN]
António Serrano, ex-ministro da Agricultura, é o CEO da Jerónimo Martins Agroalimentar, empresa que acaba de comprar uma herdade no Alentejo para engorda de bovinos da raça Angus.
Dona do Pingo Doce comprou herdade no Alentejo para produção de carne, e arranca com nova fábrica de laticínios em maio. […]

Nacional

O acordo histórico

[Fonte: Rádio Renascença]

A viragem protecionista que o presidente Trump concretizou, com avanços e recuos que não geram confiança, incitou a União Europeia a multiplicar acordos de livre comércio com vários países – Japão, Canadá, Singapura, Vietname e Mercosul, por exemplo. […]

Últimas

Associação Transumância e Natureza sugere aposta em floresta resiliente ao fogo

Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, 23 jun (Lusa) – A Associação Transumância e Natureza (ATN), com sede em Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, defendeu hoje “uma nova política florestal que invista numa floresta diversificada, resiliente ao fogo e caracterizada por espécies autóctones”.

Comente este artigo
#wpdevar_comment_6 span,#wpdevar_comment_6 iframe{width:100% !important;} […]