A Assembleia Geral da Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, hoje, 11 de Fevereiro, reunida aprovou por unanimidade um voto de pesar pelo falecimento do Eng.º Álvaro Barreto.
O presidente da Confederação, Manuel dos Santos Gomes, sublinhou o papel relevante que Álvaro Barreto desempenhou como Ministro da Agricultura, no processo de adesão de Portugal à então CEE, destacando a sua visão estratégica e capacidade negociadora na defesa dos interesses nacionais.
Deu um contributo decisivo para o desenvolvimento do sector agrícola português
A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, em comunicado considera que Álvaro Barreto “deu um contributo decisivo, para o desenvolvimento do sector agrícola português, por isso presta-lhe a sua homenagem e endereça à sua família os seus sentidos pêsames”.
Álvaro Barreto foi ministro de sete governos constitucionais, com Carlos Alberto Mota Pinto, Francisco Sá Carneiro, Pinto Balsemão, Mário Soares, Cavaco Silva (duas vezes) e Pedro Santana Lopes.
Exerceu pela última vez funções governativas em 2004, no XVI Governo Constitucional de Pedro Santana Lopes, tendo desempenhado o lugar de ministro de Estado, da Economia e do Trabalho.
Agricultura e Mar Actual