Como os espanhóis da Mercadona vão concorrer com os clãs portugueses da distribuição

Como os espanhóis da Mercadona vão concorrer com os clãs portugueses da distribuição

[Fonte: Expresso]

O grupo de Juan Roig chega com estatuto de líder em Espanha e fatura três vezes mais do que os dois maiores operadores lusos, liderados pelas famílias Azevedo e Soares dos Santos

Em Roma sê romano, diz o ditado popular que inspirou a estratégia definida pelo presidente da Mercadona, Juan Roig, um dos homens mais ricos de Espanha, para conquistar Portugal. “Seremos 100% portugueses”, diz o empresário que apostou na criação da empresa lusa Irmadona para operar no mercado nacional e na adaptação de 50% da oferta ao consumo local.
Mas a presença no país deste grupo familiar fundado em 1977, liderado desde 1981 por Juan Roig, que controla 80% do capital com a sua a mulher Hortensia, também representa um confronto com os dois clãs portugueses que dominam o mercado nacional, os Azevedo, da Sonae, e os Soares dos Santos, da Jerónimo Martins, como referia o “El País” há uma semana, três dias antes da inauguração da primeira loja lusa da Mercadona, em Gaia.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso – iOS e Android – para descarregar as edições para leitura offline)

Comente este artigo

O artigo Como os espanhóis da Mercadona vão concorrer com os clãs portugueses da distribuição foi publicado originalmente em Expresso.

Anterior Portugueses consomem cada vez mais ovos
Próximo Oferta de emprego - Engenheiro Florestal - Glopol - Alentejo

Artigos relacionados

Candidaturas e pagamentos

A2S aprova 80 projetos de investimento e atribui 2 milhões de euros a fundo perdido na região saloia

A A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, reconhecida pelo Portugal 2020 para a gestão dos fundos europeus estruturais e de investimento (FEADER, FEAMP, FEDER e FSE) com intervenção em Loures, Mafra, Sintra e Cascais, recebeu até ao momento um total de 143 candidaturas aos diferentes programas.

Dossiers

Dia de campo / Ação de demonstração MaisSolo

[Fonte: Voz do Campo]
No próximo dia 26 de fevereiro vai ter lugar o Dia de campo / Ação de demonstração do GO MaisSolo com o ponto de encontro marcado para a Agromais Plus na Golegã. […]

Últimas

PSD tem condições para aprovar proposta sobre terras sem dono conhecido

[Fonte: Público]

O PSD disse esta segunda-feira que a viabilização da proposta de lei do Governo sobre terras sem dono conhecido vai depender da aceitação de três iniciativas sociais-democratas, […]