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– 03-07-2007 |
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Comissão Europeia re�ne importantes personalidades internacionais para debater o desenvolvimento sustent�vel dos biocombust�veisEm 5 e 6 de Julho, a Comissão Europeia reunirá algumas das personalidades mais influentes do sector dos biocombust�veis para debater as vantagens e os desafios da produ��o e utiliza��o dos biocombust�veis. Organizada pela Comiss�ria das Rela��es Externas e da Pol�tica Europeia de Vizinhan�a, Benita Ferrero-Waldner, esta confer�ncia de dois dias contar� com importantes contributos do Presidente da Comissão, Jos� Manuel Dur�o Barroso, do Presidente do Brasil, Luiz Inacio Lula da Silva, e do Primeiro-Ministro portugu�s, Jos� S�crates. Participar�o igualmente os Comissários Europeus Andris Biebalgs, Peter Mandelson, Louis Michel e Stavros Dimas e ministros da UE e de todo o mundo, assim como representantes das empresas e universidades, das ONG e de outros grupos, a fim de debaterem a forma de elabora��o de uma abordagem internacional em rela��o � produ��o, utiliza��o e com�rcio de biocombust�veis. Os debates abordar�o cinco questáes fundamentais: as pol�ticas de apoio aos biocombust�veis, o desenvolvimento do com�rcio internacional de biocombust�veis, os riscos ambientais e os benef�cios da sua produ��o e utiliza��o, os biocombust�veis e os países em desenvolvimento e actividades de investiga��o em matéria de biocombust�veis. O Presidente Dur�o Barroso declarou: "Os biocombust�veis, geridos correctamente, poder�o conduzir a benef�cios importantes: podem contribuir para refor�ar a segurança energ�tica e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Podem igualmente constituir uma oportunidade importante para o desenvolvimento industrial, a Inovação e a promo��o do emprego. � necess�rio elaborar uma pol�tica de biocombust�veis da UE que satisfa�a os objectivos da melhoria da segurança do abastecimento e da resposta �s altera��es clim�ticas, assegurando simultaneamente o desenvolvimento sustent�vel." A Comiss�ria Ferrero-Waldner afirmou: "A Comissão pretende estar na vanguarda da garantia de que os biocombust�veis sejam desenvolvidos por forma a proteger o nosso planeta, e não de forma a criar novos riscos. Precisamos de simultaneamente promover um mercado internacional cred�vel e sustent�vel e a converg�ncia das normas em matéria de biocombust�veis, o que s� pode ser alcan�ado através de um di�logo transparente e sincero com todos os parceiros, sendo a confer�ncia de hoje uma primeira etapa nesse sentido." O sector dos transportes produz quase um teráo das emissões de CO2 da UE e depende quase exclusivamente do petr�leo, um combust�vel f�ssil que � sobretudo importado e tender� a tornar-se mais dispendioso � medida que as reservas se forem esgotando. A nova pol�tica energ�tica da UE, adoptada em Março de 2007, prop�e uma resposta imediata a esta situa��o mediante a promo��o da produ��o e utiliza��o dos biocombust�veis em substitui��o da gasolina e do diesel, gra�as � fixação de uma quota de mercado dos biocombust�veis de pelo menos 10% até 2020. A presente proposta inscreve-se no ambito mais vasto do Roteiro das Energias Renov�veis proposto pela Comissão Europeia em Janeiro de 2007, que lan�a as bases para que a combina��o de energias utilizadas pela UE inclua uma quota-parte de 20% de energias renov�veis até 2020. Estas propostas seráo incorporadas numa directiva global relativa �s energias renov�veis que abranger� igualmente um regime de sustentabilidade dos biocombust�veis. A UE produziu 3,9 milhões de toneladas de biocombust�veis em 2005, um acr�scimo de 60% em rela��o a 2004. A produ��o comunitária de bioetanol (a partir dos cereais) representa 0,73 milhões de toneladas deste total e o biodiesel (proveniente da colza) 3,2 milhões de toneladas. Esta quantidade � equivalente a 1% do consumo comunitário de gasolina e de diesel. Globalmente, a produ��o de bioetanol destinado a ser utilizado como combust�vel ascendeu a cerca de 26,9 milhões de toneladas em 2005, o que representa cerca de 2% do consumo de gasolina a nível. mundial. O Brasil � o maior produtor mundial de bioetanol, com uma produ��o de quase 13 milhões de toneladas em 2005, seguido pelos EUA, que produziram 11,8 milhões de toneladas no mesmo ano.
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