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– 09-11-2012 |
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Comissão Europeia protege oficialmente "Cordeiro Mirand�s" e "Cabrito do Alentejo"
Comissão Europeia acrescentou ontem dois produtos portugueses � lista de Denomina��o de Origem Protegida (DOP) e de Indica��o Geogr�fica Protegida (IGP), respectivamente o "Cordeiro Mirand�s" e o "Cabrito do Alentejo". O "Cordeiro (Canhonho) Mirand�s", de ra�a Churra Galega Mirandesa divide-se em tr�s categorias, consoante a idade e o peso, pesando as carca�as entre quatro e sete quilos na categoria A (30 dias de idade), entre 7,1 e 10 na B (60 dias) e de 10,1 a 12 na C (120 dias). além da ra�a do ovino, a particularidade do "Cordeiro Mirand�s" deve-se ao facto de este ser alimentado naturalmente, com a flora local de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso. O "Cabrito do Alentejo" � a carne obtida de caprinos de ra�a Serpentina, abatidos entre os 30 e os 120 dias de vida, tendo as carca�as entre os 3,5 e os 7,5 quilos e um baixo teor de gordura. A área geogr�fica de produ��o está limitada aos distritos de Portalegre, �vora e Beja e inclui ainda os munic�pios de Gr�ndola, Alc�cer do Sal, Santiago do Cac�m e Alcoutim, bem como as freguesias de Cou�o e Santana do Mato (Coruche), S. Marcos da Serra (Silves) e Ameixial (Loul�). Para que um produto possa beneficiar de uma DOP tem que ser demonstrado que tem origem no local que lhe deu o nome e que tem uma forte liga��o com essa mesma regi�o, de tal forma que � poss�vel provar que a qualidade do produto � influenciada pelos solos, pelo clima, pelas ra�as animais ou pelas variedades vegetais e pelo saber fazer das pessoas dessa área. A DOP � o nome de um produto cuja produ��o, transforma��o e elabora��o ocorrem numa área geogr�fica delimitada com um saber fazer reconhecido e verificado. No caso da IGP, a rela��o com o meio geogr�fico subsiste pelo menos numa das fases da produ��o, transforma��o ou elabora��o e tem que se demonstrar que pelo menos uma parte do seu ciclo produtivo tem origem no local que lhe d� o nome e que tem uma "reputa��o" associada a essa mesma regi�o, de tal forma que � poss�vel ligar algumas das caracterásticas do produto aos solos, ao clima, �s ra�as animais, variedades vegetais ou saber fazer das pessoas dessa área. Fonte: Lusa
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