[Fonte: ANIPLA] Uma comitiva de nove deputados membros da Comissão de Agricultura e Mar (CAM), encabeçada pelo seu Presidente, Eng.º Joaquim Barreto, e com representação de vários grupos parlamentares, realizou esta manhã uma visita de trabalho ao projecto Smart Farm, instalado na Companhia das Lezírias – Samora Correia.
Inaugurada em 2016 a Smart Farm tem sido um espaço fértil pelo seu crescimento enquanto estrutura de demonstração e pela procura de quem quer saber mais sobre melhores práticas para uma agricultura ambientalmente responsável e socialmente sustentável.
Visitada desde então por centenas de agricultores, estudantes de escolas agrárias e de agronomia, investigadores de ciências do ambiente, técnicos das direções regionais de agricultura e técnicos das empresas de produtos fitofarmacêuticos, foi hoje a vez dos deputados da Assembleia da República.
“É consensual entre os vários agentes do setor agrícola que nos dias de hoje um dos seus maiores desafios passa por combater o afastamento entre as populações urbanas e a realidade rural, através de uma maior e melhor informação. Esse é o principal objetivo do projeto Smart Farm e é com esse espírito que hoje recebemos a CAM”, afirmou António Lopes Dias, Diretor Executivo da ANIPLA.
No âmbito da visita de trabalho os deputados puderam ficar a conhecer melhor as melhores práticas no assento de lavoura, na aplicação de produtos fitofarmacêuticos, na gestão das parcelas de terreno e na promoção da convivência da cultura com as espécies animais e vegetais adjacentes.
“Fiquei especialmente agradado com o interesse que todos os deputados demonstraram para com o nosso projeto e para com o trabalho de inovação e desenvolvimento que a Indústria Fitofarmacêutica desenvolve, dedicando enorme esforço de formação e educação junto dos agricultores em particular”, afirmou António Lopes Dias. “E tudo isto, sob uma grande preocupação e orientação estratégica para com a sustentabilidade ambiental”, concluiu o responsável. No final da visita de trabalho, a presidente da ANIPLA, Felisbela Campos, reafirmou o compromisso da indústria para com o continuo investimento que vai manter a favor do sucesso da produção agrícola nacional em particular, da preservação ambiental e do bem-estar social.