Contribuir para valorização e resiliência da floresta, para a bioeconomia, a neutralidade carbónica, a coesão territorial, a modernização e a produção da Resina Natural mais sustentável são as principais ambições deste projeto integrado e transformador de todo o setor em Portugal.
A primeira apresentação pública do Projeto Integrado RN21 reuniu um painel de especialistas provenientes de empresas, da indústria, da academia e dos territórios resineiros para discutir o setor da resina em Portugal e também em Espanha. O evento contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, do Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, e de várias entidades públicas que conheceram de perto os principais protagonistas deste projeto integrado.
Na abertura da sessão, Carlos Fonseca, CTO do CoLAB ForestWISE mencionou que “o RN21 é um ponto de viragem para o setor da resina em Portugal, uma vez que pretende valorizar toda a cadeia de valor através de iniciativas que apoiam a gestão florestal sustentável, reduzindo o risco de incêndio, dinamizando o desenvolvimento do mundo rural e contribuindo para a coesão territorial através da aposta na resina natural nacional”, acrescentado que “é um orgulho imenso, para o CoLAB ForestWISE, liderar um projeto integrador e transformador desta dimensão, que terá impactos num dos setores mais tradicionais do nosso país”.
Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, salientou que “o RN21 reúne 37 entidades e tem como objetivo atingir a modernização e a revitalização deste setor tradicional, potenciando a sua aplicação no mercado”. Acrescentou ainda que “para Portugal ser um exemplo na bioeconomia, temos de trabalhar em conjunto, tal como o consórcio do RN21, que terá um efeito multiplicador e contagiante no setor, com o impacto que nós esperamos na floresta portuguesa”.
No primeiro painel da mesa-redonda, constituído por António Salgueiro, da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, Mariana Ferreira, da Luresa Resinas e Susana Carneiro, do Centro Pinus, falou-se sobre a resinagem como motor para uma floresta mais resiliente.
O segundo painel focou-se nos desafios, impactos e oportunidades da bioeconomia no setor da resina natural em Portugal e contou com a intervenção de Luís Rochartre, representante do programa de Chief Sustainability Officer da Católica Porto Business School, Pedro Koehler, CEO da Colquímica Adhesives e Carla Silva, Diretora Departamento de Química e Tecnologia do Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE).
O evento foi encerrado por Pedro Cilínio, Secretário de Estado da Economia, que ressalvou a importância da união entre os vários membros do consórcio, uma vez que “nenhum conseguiria ultrapassar individualmente os desafios que o setor da resinagem apresenta”. Além disso, referiu que “este projeto é um esforço sem precedentes num setor que tem importantes oportunidades de negócio a explorar, uma vez que a resina pode substituir alguns produtos de origem fóssil, da qual a economia foi dependente durante muitos anos”, e que “a atividade deste consórcio vai contribuir para uma gestão florestal mais equilibrada e para promover o desenvolvimento rural e a coesão territorial”.
Liderado pelo CoLAB ForestWISE, o RN21 reúne pela primeira vez, toda a cadeia de valor do setor da Resina Natural em Portugal, num Consórcio integrado e mobilizador de investigação e inovação onde se promove a modernização e revitalização de um dos setores mais tradicionais da economia nacional, valorizando a Resina Natural enquanto produto “bio” e potenciando as grandes possibilidades da sua aplicação no mercado.
Com um investimento superior a 26 milhões de euros e uma subvenção de 17,5 milhões de euros, o projeto integra 37 entidades, conjugando investimentos públicos e privados, criando condições favoráveis à colaboração entre empresas e parceiros de I&D&I, alavancando a transição ecológica e digital.
O evento decorreu, hoje, dia 10 de outubro, nas instalações de um dos parceiros do consórcio, a United Resins, uma empresa da indústria da segunda transformação de resina, situada na Figueira da Foz.
Fonte: CoLAB ForestWISE