Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Incêndios: Fogo que começou em Arganil apresenta a maior área ardida de sempre em Portugal

    Incêndios: Mais de 40 concelhos em perigo máximo de incêndio

    Incêndios: Diploma com apoios às populações e empresas afetadas pelos fogos entra hoje em vigor

    Incêndios: Fogo em Sabrosa dado como dominado

    Incêndios: Pacto para a floresta só será útil após avaliação ao que correu mal – Marques Mendes

    helicóptero de incêndios céu azul

    Incêndios: Ventura acusa Montenegro de má gestão nos fogos e aconselha-o a sair do gabinete

    Incêndios: Movimento quer pastorícia associada a espécies autóctones e agricultura

    Incêndios: Chega vai pedir comissão de inquérito aos fogos

    Incêndios: Líder do PCP critica pactos entre partidos e lamenta desinvestimento na floresta

  • Opinião

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

    Filipe Corrêa Figueira

    Alqueva está em Seca

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Porcino de capa blanca: los precios se sitúan un 7,1% más bajos que hace un año

    24/08/2025

    Vacuno: mercado con mucha demanda de hembras

    24/08/2025

    Corderos: se imponen las alzas en los de menos peso

    24/08/2025

    Incêndios: Pacto para a floresta só será útil após avaliação ao que correu mal – Marques Mendes

    24/08/2025

    Incêndios: Ventura acusa Montenegro de má gestão nos fogos e aconselha-o a sair do gabinete

    24/08/2025

    Incêndios: Líder do PCP critica pactos entre partidos e lamenta desinvestimento na floresta

    24/08/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Incêndios: Fogo que começou em Arganil apresenta a maior área ardida de sempre em Portugal

    Incêndios: Mais de 40 concelhos em perigo máximo de incêndio

    Incêndios: Diploma com apoios às populações e empresas afetadas pelos fogos entra hoje em vigor

    Incêndios: Fogo em Sabrosa dado como dominado

    Incêndios: Pacto para a floresta só será útil após avaliação ao que correu mal – Marques Mendes

    helicóptero de incêndios céu azul

    Incêndios: Ventura acusa Montenegro de má gestão nos fogos e aconselha-o a sair do gabinete

    Incêndios: Movimento quer pastorícia associada a espécies autóctones e agricultura

    Incêndios: Chega vai pedir comissão de inquérito aos fogos

    Incêndios: Líder do PCP critica pactos entre partidos e lamenta desinvestimento na floresta

  • Opinião

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

    Filipe Corrêa Figueira

    Alqueva está em Seca

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Porcino de capa blanca: los precios se sitúan un 7,1% más bajos que hace un año

    24/08/2025

    Vacuno: mercado con mucha demanda de hembras

    24/08/2025

    Corderos: se imponen las alzas en los de menos peso

    24/08/2025

    Incêndios: Pacto para a floresta só será útil após avaliação ao que correu mal – Marques Mendes

    24/08/2025

    Incêndios: Ventura acusa Montenegro de má gestão nos fogos e aconselha-o a sair do gabinete

    24/08/2025

    Incêndios: Líder do PCP critica pactos entre partidos e lamenta desinvestimento na floresta

    24/08/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
Artigo do arquivo do Agroportal entre 1999 e 2014.

Cofaco A�ores adopta nova identidade corporativa e muda imagem dos funcion�rios

por Agroportal
26-06-2008 | 00:00
em Arquivo Agroportal
Tempo De Leitura: 12 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

 

[ Página inicial ] [ Direct�rio ] [ Agronotícias ] [ Pesquisar ] [ Opini�o ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

 

 –  26-06-2008

[ �cran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Cofaco A�ores adopta nova identidade corporativa e muda imagem dos funcion�rios

A Cofaco, ind�stria conserveira localizada no arquip�lago dos A�ores, produtora e detentora de marcas l�deres tais como Bom Petisco, em Portugal, e �s do Mar, no segmento premium em It�lia, adoptou uma nova identidade corporativa, lan�ando um novo log�tipo. Este materializa o desenvolvimento do seu posicionamento estratégico, cujas vantagens competitivas assentam, além do processamento do atum, na origem do seu pescado.

Este � obtido através de m�todos artesanais, como � o caso da arte de "salto e vara", ou seja, o atum � todo capturado � cana, garantido que outras especies, como � o caso do golfinho, não sejam molestadas. Esta caracterástica garante que o impacto ambiental seja m�nimo, permitindo que os seus produtos/marcas ostentem o logo "Dolphin-Safe", atribuído pela organiza��o ambiental Earth Island Institute.

Para Duarte Parente, presidente da Cofaco A�ores, "a adop��o desta nova marca � o reflexo inevit�vel da necessidade de projectar nossa imagem de dinamismo no mercado, ajustando-a � actual realidade empresarial e � nossa posi��o enquanto l�deres de mercado." Ao mesmo tempo, Duarte Parente real�a que a nova identidade "faz transparecer os valores e a pol�tica da empresa, que se baseiam, essencialmente, no know how, qualidade, credibilidade e sustentabilidade dos mares."

O novo log�tipo, criado pelo atelier Terra Design, cuja principal refer�ncia estática está configurada num estilizado e din�mico peixe com fundo em aguarela azul, substitui o antigo monograma vermelho e azul-escuro da letra C (inicial da palavra Cofaco). Deste modo, a empresa passa a projectar uma imagem de maior dinamismo e modernidade em equil�brio com a tradi��o.

O trabalho de re-branding visou Também a criação de um log�tipo que permitisse uma eficaz aplica��o em qualquer tipo de fundo. A associa��o aos oceanos era Também fundamental. Assim, recorreu-se aos tons de azul, bem como � simbologia da �gua do mar. O azul do mar está Também conotado � racionalidade, tranquilidade e satisfa��o.

Pretende-se com esta nova identidade apostar num design mais actual e bem equilibrado, composto por um lettering moderno e jovial e por uma simbologia optimizada. Neste processo, foram preservados os valores de tradi��o, rigor e confian�a que sempre t�m estado associados � Cofaco, mas refor�ando-os com novos valores que traduzem modernidade, agilidade e universalidade.

"Se, por um lado, � imperativo transmitir a seriedade, maturidade e experi�ncia, por outro, Também � importante reflectir o espôrito jovem e a energia da Cofaco", esclarece Duarte Parente.
Este re-branding integra o vasto programa de constru��o da nova imagem institucional da empresa, lan�ado em Fevereiro de 2007, e que teve in�cio com o restyling da marca Bom Petisco.

Novas fardas renovam visual dos funcion�rios

Porque motivar Também passa por mimar, a Cofaco A�ores renovou o visual dos seus funcion�rios. "além de respeitar os aspectos relacionados com a segurança e higiene, h� que tornar os colaboradores mais bonitos. Sem eles, cerca de 600, a empresa não existia", garante Duarte Parente.

Para complementar o processo de Inovação da sua identidade corporativa, a Cofaco procedeu � renova��o das fardas dos funcion�rios.

H� cerca de 25 anos que os uniformes dos empregados, na sua grande maioria mulheres, não sofriam qualquer Inovação ou altera��o. Ao optar pelo novo design a Cofaco quer demonstrar, por um lado, a sua confian�a na qualidade e contemporaneidade da moda portuguesa actual e, por outro, maximizar o respeito pelas regras de segurança e higiene inerentes �s normas da ind�stria alimentar.

Funcional, intemporal e actual são alguns dos adjectivos utilizados para definir a colec��o, que Também recorre �s cores da nova imagem da Cofaco, caracterizada pelos tons de azul mais frescos.

O conceito de base privilegiou a naturalidade e a flexibilidade no trabalho, permitido a cada classe fabril ter um visual pr�prio. A apar�ncia, o conforto e a funcionalidade foram os principais par�metros tidos em conta na selec��o das novas fardas.

Duarte Parente salienta: "Continuamos a trabalhar para consolidar a Cofaco como empresa l�der da ind�stria conserveira do país, mas nunca nos esquecemos que ela Também deve ser a melhor para se trabalhar. Por isso, além de as novas fardas serem mais modernas e bonitas, foi factor determinante o nível. de conforto e funcionalidade que conferem aos seus utilizadores."

"As novas fardas surgem na sequ�ncia de todo o trabalho desenvolvido, nos anos mais recentes, para transformar a Cofaco numa empresa mais forte, moderna e competitiva e traduzem o espôrito de mudan�a, renova��o e rejuvenescimento da nova Cofaco. Este � mais um momento marcante na vida da Cofaco. Estamos a preparar uma empresa para os próximos 20 anos. Estruturalmente, estamos preparados para os desafios. Para conseguirmos chegar, de forma s�lida, �s etapas seguintes, estes são passos determinantes", esclarece o presidente da empresa.

Cofaco relan�a-se na Internet

A Cofaco no ambito do desenvolvimento do seu posicionamento, apresenta um novo site, que poder� conhecer em www.cofaco.pt.

Este meio de comunica��o, cada vez mais global, privilegia o canal B2B e B2C, pois, por um lado, d� a conhecer a hist�ria da Cofaco, a sua missão, valores, responsabilidade social e ambiental, bem como o portf�lio de produtos/marcas, e por outro, as vantagens nutricionais do consumo de atum e sugestáo de receitas.

Progredir pela qualidade

Com um conjunto de marcas – Bom Petisco, Ten�rio, Pit�u e L�der – que representam mais de 50% do mercado nacional de conservas de peixe (correspondente a 52 milhões de latas de atum por ano), a Cofaco A�ores facturou no ano passado 46 milhões de euros.

S� por si, a marca Bom Petisco vende, anualmente, 39 milhões de latas, o que significa a lideran�a absoluta na categoria das conservas de atum em Portugal.

Fora de portas, nos mais de 30 países onde a empresa a�oriana marca presença através das marcas �s do Mar (em It�lia a marca lidera no segmento price premium das conservas de peixe) e Bon Appetit, a factura��o rondou os 32% do valor total.

O atum Bom Petisco ocupa uma posi��o de destaque não apenas em Portugal, mas Também em mercados internacionais, tais como Fran�a, Luxemburgo, Sui�a, Angola, Mo�ambique, Austr�lia, Canad�, E.U.A. e Brasil, M�xico, Jap�o. Mais de 30% das vendas da Cofaco A�ores, empresa que produz e comercializa a marca, t�m como destino a exportação.

A praticar uma pesca respons�vel e com embarca��es distinguidas pelo Earth Island Institute com o estatuto Dolphin Safe, a Cofaco A�ores tem, actualmente, tr�s p�los industriais: Madalena do Pico (Ilha do Pico), Rabo de Peixe (Ilha de são Miguel) e Horta (Ilha do Faial), onde fabrica as conservas.

Com um know how acumulado de quase um s�culo e com as marcas Bom Petisco e �s do Mar a serem embaixadoras dos A�ores e de Portugal, a Cofaco tem uma pol�tica de empresa assente na trilogia: satisfa��o total das expectativas dos clientes, dos consumidores e melhoria continua da qualidade dos produtos.

Por tr�s deste neg�cio, estáo os homens e as mulheres que constru�ram e constroem a empresa, que sempre souberam respeitar o mar e que concentraram esfor�os no refor�o do posicionamento e imagem da empresa enquanto l�der de mercado.

Internacionalizada em v�rios países, a Cofaco A�ores ambiciona novas mercados. No entanto, o seu presidente defende que "em primeiro lugar, h� que tratar bem os mercado nacional e os outros mercados onde j� estamos. A minha progressão � na qualidade. não na quantidade."

Nas unidades industriais da Cofa�o A�ores impera o trabalho feminino (cerca de 85% dos 600 funcion�rios). Dado que nestas comunidades existem realidades familiares e pessoais muito dif�ceis e que, por vezes, são transportadas para o local de trabalho, acabando por reflectirem.se na produtividade e em absentismo, a Cofaco A�ores está empenhada, conjuntamente com o Governo Regional dos A�ores, num programa de forma��o profissional e de educa��o social para a regi�o.
"Temos consci�ncia da nossa realidade social e do quanto significamos na sustentabilidade das fam�lias. Por isso, queremos melhor a produtividade e abrandar o absentismo", refere o presidente da Cofaco A�ores.

Habituada a partilhar causas, a Cofaco A�ores �, por essa raz�o, um dos membros fundadores da "Empres�rios pela Inclusão Social", uma associa��o que, com o patroc�nio do Presidente da República, visa o combate � exclusão social.

prémio ambientalista para conservas da Cofaco

Recentemente, a Cofaco A�ores foi galardoada pela organiza��o ambientalista Friends of de Sea (ver notícia de 03/03/2008) , que lhe atribuiu um prémio pela qualidade do produto e preocupa��es evidenciadas durante todo o processo, desde a captura até ao embalamento do pescado.

Esta distin��o foi concedida durante a X Infofish World Tuna Trade, que decorreu em Banguecoque no final de Maio. A representante da FAO nesta confer�ncia, Helga Josupeit, referiu-se a este prémio como um bom exemplo que deveria ser seguido a nível. mundial.

De dois em dois anos, toda a comunidade internacional que trabalha o atum, principalmente armadores, conserveiros, distribuidores, cientistas e ambientalistas, re�ne-se na Tail�ndia, um dos principais países produtores, com o objectivo de debater e recomendar as medidas mais adequadas para a preserva��o desta esp�cie migratéria. Actualmente, os estudos apontam para uma escassez crescente do atum.

Também o atum Bom Petisco foi distinguido com o prémio "Melhor Produto A�oriano" pela Casa dos A�ores do Ont�rio (a mais populosa prov�ncia do Canad�), confirmando, assim, a sua qualidade e prestigio não s� em Portugal mas Também a nível. internacional.

J� este ano o atum Bom Petisco tinha sido escolhido como "Sabor do Ano 2008", na categoria de conservas, por um conjunto de consumidores representativo da popula��o portuguesa através de provas cegas do produto. A conquista do galard�o de marca de excel�ncia pela Superbrands foi outra das distin��es atribu�das ao Bom Petisco.

Para Duarte Parente, administrador da Cofaco A�ores, empresa produtora e detentora da marca Bom Petisco, "estes prémios são o reconhecimento do nosso trabalho e uma forma de aumentarmos s notoriedade da nossa marca e do nosso produto junto do grande público."


Apontadores relacionados:

Artigos

  • Agronotícias (26/06/2008) – Greenpeace publica lista vermelha de peixe

  • Agronotícias (03/06/2008) – prémio ambientalista para conservas portuguesas

S�tios

  • Cofaco A�ores

Fonte:  Media Consulting

[ �cran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

[ Página inicial ] [ Direct�rio ] [ Agronotícias ] [ Pesquisar ] [ Opini�o ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

Produzido por Camares � – �  1999-2007. Todos os direitos reservados.
Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits
Imprimir Artigo
Publicação Anterior

UE: Conselho de Agricultura debateu "Exame de Saúde" da PAC

Próxima Publicação

Eu não interpretei mal… – Ricardo Freixial

Artigos Relacionados

Arquivo Agroportal

Tema central da Ovibeja 2015 homenageia Cante Alentejano

28/11/2014
Arquivo Agroportal

Ministro da Economia lança desafio aos empresários para que façam do “Portugal Sou Eu” um catalisador da economia

28/11/2014
Arquivo Agroportal

Inquérito à estrutura das explorações agrícolas 2013: um retrato com duas realidades

28/11/2014
Próxima Publicação

Eu não interpretei mal… - Ricardo Freixial

Discussão sobre este post

Opinião

Últimas

Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

por António Bonito
17/08/2025

Ler mais
filipe charters de azevedo
Últimas

Para onde vai o dinheiro da PAC?

por Filipe Charters de Azevedo
10/08/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

IPMA

Investigadoras do IPMA homenageadas

22/08/2025

Arderam milhares de hectares de áreas de baldios no distrito de Coimbra

22/08/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une
Advertisement

Eventos

Agosto 2025
STQQSSD
     1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
« Jul   Set »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.