O lado mais selvagem de Portugal. A premissa não podia ser melhor. O documentário de natureza “Côa Mais Selvagem” dá exatamente a conhecer o lado mais selvagem de Portugal que é esta região do Grande Vale do Côa.
Acompanhe a entusiasmante viagem do rio Côa, que corre de sul para norte, surpreenda-se com as suas paisagens de perder de vista, conheça a vida selvagem que o rodeia e que a ele está a regressar, e saiba como a Rewilding Portugal está a renaturalizar todo este grande corredor de vida selvagem nos últimos cinco anos.
Uma paisagem onde os processos naturais são repostos, o ciclo da vida volta a estar completo e funcional e onde pessoas e vida selvagem coexistem de forma positiva e duradoura. Uma paisagem onde uma ONG de conservação ambiental como é a Rewilding Portugal estabeleceu parcerias e sinergias importantes com as comunidades locais e conseguiu criar espaço para a vida selvagem voltar a recuperar e estabelecer-se e onde os negócios baseados na natureza crescem, ganham dinamismo e começam a apresentar-se como alternativas sólidas e viáveis para um território que enfrentava claros problemas de crescimento e desenvolvimento económico e de atração turística. O turismo da natureza tem potencial e começa agora a ganhar um novo fôlego no Vale do Côa com esta iniciativa.
Vai poder observar no grande ecrã sequências e registos de espécies únicas e emblemáticas, tanto das mais presentes como daquelas que estão ameaçadas de extinção e que encontram neste território o local ideal para recuperarem e prosperarem.
Um filme de 55 minutos realizado por João Cosme, especialista neste segmento, com produção da Rewilding Portugal, com Fernando Teixeira como diretor de produção e que vai ser narrado pela atriz de reconhecimento nacional Ana Varela, clara apoiante a esta iniciativa desde a primeira hora e já com várias colaborações a assinalar com a Rewilding Portugal no passado.
Ante-estreia em Novembro
O filme já tem a sua ante-estreia marcada para o dia 22 de novembro, em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento, pelas 19:30 horas, numa iniciativa realizada em parceria com o Centro Ciência Viva e integrada na sua programação.
O evento arrancará com uma degustação de produtos locais do Grande Vale do Côa, produzidos por membros da Rede Côa Selvagem, uma rede de negócios baseados na natureza da região que apoia o movimento de rewilding e que adota práticas de produção sustentáveis e em coexistência positiva com a vida selvagem.
O filme será depois transmitido pelas 21 horas e no final haverá ainda lugar a uma mesa-redonda com o tema “A evolução do rewilding em Portugal nos últimos 5 anos e para o futuro”, com oradores ainda a confirmar, com moderação de Ana Noronha, membro da direção do Centro Ciência Viva.
As presenças serão fechadas a convite, mas os lugares adicionais que venham a sobrar serão abertos a reserva ao público em geral a partir do dia 28 de outubro.
Além disso, o filme será transmitido online de forma totalmente gratuita em simultâneo com o evento presencial, assim como a mesa-redonda, não ficando disponível para ser visto posteriormente, mas apenas no momento.
Serão organizadas mais sessões de visualização do filme ao longo do ano de 2025 ao longo de todo o território nacional.
Fonte: Rewilding Portugal