O projeto CERTRA promoveu duas ações de formação em produção de cereais tradicionais em modo de produção biológico, dia 10 de Outubro, no Auditório da Copagri, em Lousada, e dia 21 de Outubro, na Escola Superior Agrária de Coimbra – ESAC.
Estas formações foram seguidas de visitas aos ensaios cruzados onde têm sido testadas as amostras recolhidas em todo o país de trigo, milho e centeio, com o objetivo de efetuar uma caracterização agronómica e comparação com as populações tradicionais existentes.
O projeto CERTRA – Desenvolvimento de Cadeias de Valor de Cereais Tradicionais visa valorizar a produção de cereais tradicionais e promover produtos alimentares de valor acrescentado, criando oportunidades de mercado, aumentando a sua visibilidade e valorização junto do consumidor. Pretende, ainda, contribuir para a promoção de uma agricultura mais sustentável e para uma alimentação de qualidade.
Estas ações contaram com a participação de cerca de 80 pessoas, tendo, para além da formação e visitas, contado com um momento de provas a diversos produtos alimentares obtidos a partir de variedades tradicionais de cereais que se encontram em fase de experimentação e testagem dentro do projeto.
O artigo foi publicado originalmente em CNA.