A Organização Mundial Saúde Animal (OMSA) ou World Organization of Animal Health (WOAH ) celebra em 2024 o seu Centenário.
Em 25 de janeiro de 1924, por iniciativa de 28 países fundadores, entre os quais Portugal, representado pelo Dr. António da Fonseca, foi fundado o Office International des Epizooties (OIE), que tinha por missão o combate das doenças dos animais.
Recentrando os seus objetivos na atualidade, a organização reformulou a sua designação para Organização Mundial de Saúde Animal- World Organisation for Animal Health (WOAH).
Atualmente a WOAH congrega a participação de 183 países e a colaboração de diversas entidades, sendo reconhecida internacionalmente pelo seu papel no estabelecimento de critérios e padrões internacionais de saúde animal, conferido pela sua atual designação – Organização Mundial Saúde Animal ou World Organization of Animal Health (WOAH).
A WOAH tem por missão analisar as informações sobre a distribuição e ocorrência de doenças animais e definir padrões com base científica que assegurem as questões sanitárias animais no âmbito da regulamentação do comércio internacional de animais e produtos de origem animal.
Neste contexto, a Organização Mundial do Comércio (OMC) nos anos 90 incluiu nos seus acordos SPS (respeitantes a regras sanitárias e fitossanitárias) a WOAH, como uma organização de referência e de capacidade técnica notável, que deverá ser consultada no âmbito das matérias do comércio internacional.
Ao longo destes 100 anos, contribuiu de forma significativa para a erradicação da Peste Bovina, que era considerada um grave problema sanitário no início do seculo XX. No entanto, também tem tido uma intervenção efetiva na recolha de informação, análise e produção de normativos de controlo e prevenção de aspetos de Bem Estar Animal e dos problemas sanitários respeitantes a diversas doenças animais tais como, a Gripe Aviária, a Febre Aftosa e a Peste Suína, entre outros, associados ainda a outros setores designadamente doenças de animais aquáticos e de animais selvagens.
Atualmente, a WOAH colabora ainda num âmbito mais lato enquadrando a sua intervenção no conceito “Uma Só Saúde”, reforçando a sua ação nas atividades de prevenção e alerta, tendo em conta as alterações climáticas na emergência de doenças e no desequilíbrio dos ecossistemas que têm um impacto efetivo na Saúde animal.
A WOAH, atendendo ao trabalho desenvolvido ao longo de 1 século de existência, é considerado um dos players mais importantes que contribui de forma concertada com diversos parceiros para o conhecimento científico no âmbito da Saúde Global, da economia da produção animal, do comércio internacional e do Bem-estar animal apoiando ainda, a formação e a publicação de normativos de suporte aos serviços veterinários na proteção da sanidade animal.
Saiba mais:
WOAH – 100th Anniversary, Press release
https://www.woah.org/en/woah-turns-100-a-century-of-improving-animal-health-and-welfare
O artigo foi publicado originalmente em DGAV.