O CDS-PP recomendou hoje ao Governo a adoção de programas de incentivo ao investimento no setor do leite, apoios à inovação tecnológica e campanhas de estímulo ao consumo deste produto e derivados.
O projeto de resolução do CDS-PP, partido que integra o Governo, recomenda ao executivo que “desenvolva programas de incentivo ao investimento no setor leiteiro”, e atribua apoios “à inovação e tecnologia agrícola para o setor leiteiro”.
Os centristas defendem no projeto (sem força de lei) que sejam promovidas campanhas de estímulo ao consumo de leite e dos seus derivados.
Na iniciativa, o CDS-PP assinala que “Portugal tem mais de 3.500 produtores e emprega mais de 11.500 pessoas no setor” do lei, que “é conhecido internacionalmente pela sua qualidade”.
“Esta atividade agrícola representa 10% da produção agrícola e 14% da indústria alimentar em Portugal, revelando-se fundamental para a economia nacional, sendo ainda responsável pela fixação de pessoas em zonas rurais do país e pela proteção e sustentabilidade da paisagem rural”, defendem os dois deputados do CDS-PP.
O partido refere também que o número de produtores tem diminuído e que o setor enfrenta “inúmeros desafios para manter a atividade”, entre as quais o preço a que é vendido o leite, que “é, em muitas ocasiões, insuficiente para suportar os custos de produção”.
“O consumo de leite e de produtos lácteos tem vindo a diminuir desde 2010. Além disso, Portugal tem dificuldade em escoar e valorizar o seu leite por continuar a ser um país deficitário em laticínios e a importar milhões de euros em produtos derivados de leite, apesar de ter leite de qualidade”, afirmam os deputados.