A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P. | Agricultura e Pescas apresentou no dia 1 de Outubro, nas suas instalações no Patacão, em Faro, a Plataforma de Avisos de Rega (PARE), um «sistema de apoio à decisão» disponibilizado aos agricultores-regantes. A PARE «visa proteger e melhorar a gestão dos recursos hídricos da região, promovendo a sua resiliência e adaptabilidade às consequências das alterações climáticas», refere a CCDR Algarve, acrescentando que o principal objectivo desta plataforma consiste em «promover um sistema de rega sustentável e inteligente, garantindo uma redução das perdas de água por escorrência e percolação».
A entidade explica que a PARE «assenta em informação meteorológica, actual e de previsão, e em metodologias adequadas para o cálculo das dotações de rega para diversas culturas agrícolas e espécies ornamentais». A PARE é de acesso gratuito e ainda está em fase de pré-lançamento.
Neste âmbito, irá «fornecer informação centralizada sobre as necessidades de rega aos agricultores inseridos nos aproveitamentos hidroagrícolas e aos de regadio individual, com actividade na região do Algarve, de forma a contribuir para a redução dos custos de produção e aumentar a competitividade das empresas agrícolas no uso da água», indica a CCDR Algarve. De acordo com a entidade, «finalizada esta fase de contributos e sugestões de melhoria, prevê-se que o PARE seja depois implementado também noutras regiões».
A PARE resultou de uma parceria entre a Direcção Gerald e Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), CCDR Algarve, Centro Operativo e de Tecnologia do Regadio (COTR) e Federação Nacional de Regantes de Portugal (Fenareg) e foi desenvolvida no âmbito do plano de acção da Rede Rural Nacional (RRN), na Área de Intervenção prioritária 4 – Observação da Agricultura e dos Territórios Rurais. A propósito do lançamento desta plataforma, a CCDR Algarve salienta que «articular as necessidades sectoriais com as disponibilidades de água tem sido um dos grandes desafios da agricultura, que tem implementado diversas estratégias e medidas com vista a uma maior eficiência hídrica, com redução de perdas e consumos».
A sessão de lançamento da PARE, realizada no Dia Nacional da Água (1 de Outubro), contou com apresentações sobre a plataforma (que pode consultar aqui) e com um debate sobre o tema da água. A CCDR Algarve solicita o envio de contributos e questões sobre o PARE para o endereço de correio eletrónico dsr@dgadr.pt
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.