Casa do Douro – Projecto de lei do Bloco de Esquerda para a restauração da Casa do Douro

Casa do Douro – Projecto de lei do Bloco de Esquerda para a restauração da Casa do Douro

Irá debate na assembleia da República, já no próximo dia 26, um projecto de lei apresentado pelo Bloco de Esquerda visando a restauração da Casa do Douro “como associação pública de produtores de inscrição obrigatória, assegurando a gestão do cadastro”.  É a única iniciativa legislativa apresentada até ao momento.

Se for aprovado, este projecto de lei, evitar-se-ão os efeitos de legislação promulgada pela anterior maioria PSD/CDS-PP, ao abrigo do qual foram tomadas medidas envoltas em graves suspeições e de conflitualidade jurídica e social. Ao mesmo tempo, assegurar-se-á uma representação equitativa e equilibrada dos interesses da lavoura na regulação do Vinho do Douro e do Vinho do Porto.

Na elaboração da proposta, o BE teve presente a necessidade de garantir ao máximo a democraticidade na escolha dos dirigentes da Casa do Douro, voltando a Direcção a ser eleita por sufrágio universal e directo dos vitivinicultores, através de novos Estatutos e Regulamento Eleitoral da Casa do Douro, num claro retorno à tradição democrática.

Ao restaurar a CD, recuperar-se-á também para os vitivinicultores da Região Demarcada do Douro a posse da sua histórica sede, no Peso da Régua, assegurando-lhe dessa forma o cumprimento pleno da sua função de utilidade pública.

Com a proposta assunção de funções de Comissão Instaladora por parte da actual Comissão Administrativa, atende-se às exigências de um curto período transitório até à eleição democrática dos órgãos da restaurada associação pública “Casa do Douro”, por um universo representativo da vitivinicultura duriense.

Comente este artigo
Anterior CAP Agroglobal 2018
Próximo Luís Mira. "As florestas não são nenhuma cozinha. O que é limpar? Aquilo não está sujo"

Artigos relacionados

Sugeridas

Comité de Agricultura do PE aprova parecer de iniciativa sobre mecanismos para volatilidade de mercados

O parecer constata que os mecanismos atuais são insuficientes para combater a volatilidade dos mercados. Apela à CE que use os atuais mecanismos de gestão de risco ao seu máximo, e que crie novos, entre os quais ajudas contracíclicas. O documento terá agora que ser aprovado pelo plenário. […]

Sugeridas

Next CAP reform ‘must go further’ on environmental protection – Hogan

The next reform of the EU’s Common Agricultural Policy (CAP) “must go further” on protecting the environment and slowing climate change, EU Agriculture Commissioner Phil Hogan has said.

Solicitações

Oliveira do Hospital: listagem de necessidades para apoiar agricultores afectados pelos incêndios

A Câmara de Oliveira do Hospital comunicou no seu site no facebook as sua listagem de necessidades para ajudar os afetados pelos incêndios para quem queira apoiar e os contactos e pontos de recolha.