Capoulas Santos aprova a recuperação de 5 regadios tradicionais na Região Norte

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, homologou os projectos de recuperação de 5 regadios tradicionais, situados na Região Norte. Um investimento de 400 mil euros para beneficiar 170 explorações.

Trata-se do Regadio do Soutelo, no concelho de Águeda, do Regadio de Montedouro e da Foz, do Regadio da Vizinhança da Balança, do Regadio da Levada de Cima de Cabaninhas, em Terras de Bouro, e do Regadio da Levada de Enxurigo, no Concelho de Amares.

Eficiência do uso da água

A estes projectos corresponde um investimento público global de cerca de 400 mil euros, que beneficia 170 explorações, numa área de 100 hectares, com o objectivo de “recuperar e de tornar estas estruturas mais eficientes no uso da água”, explica um comunicado do Gabinete de Capoulas Santos.

Eleva-se assim para 325 o número de projectos aprovados no âmbito do Programa Nacional de Regadios (PNRegadios), a que corresponde um financiamento público de 347 milhões de euros a fundo perdido, que será executado até 2023.

Mitigação dos efeitos das alterações climáticas

O PNRegadios, cuja primeira fase está já em execução, visa a mitigação dos efeitos das alterações climáticas sobre a agricultura, dotando o país de mais reservas de água e de melhores e mais eficientes sistemas de aproveitamento.

Outro dos objectivos deste Programa é o aumento da produtividade e da competitividade da agricultura nacional, contribuindo para o aumento das exportações e para a substituição de importações por produção nacional.

Até 2023 deverá estar concluída primeira parte do PNRegadios, com a criação de 100 mil novos hectares de regadio, a que corresponde um investimento público de 560 milhões de euros e a criação de mais de 10.500 novos postos de trabalho permanentes.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Golas antifumo: PGR confirma realização de 54 buscas e envolvimento de 200 elementos da PJ
Próximo Aprovada recuperação de 5 regadios tradicionais na região Norte

Artigos relacionados

Sugeridas

Portugal contra reintrodução na UE castas de vinho de baixa qualidade

Fotografia de Nuno Fox/Lusa
Para o ministro a introdução de castas que produzem vinho de baixa qualidade pelo motivo de serem mais resistentes a doenças, […]

Notícias apoios

Programa Apoiar.pt: antecipe a sua candidatura e registe-se no Balcão 2020

Se pretender requerer o novo apoio do programa Apoiar.pt dirigido às micro e pequenas empresas dos setores mais afetados pela pandemia COVID-19, […]

Nacional

Impostos na energia, água e ambiente: as ideias dos partidos

O que cada partido propõe para os próximos quatro anos no que a impostos diz respeito para as famílias e as empresas, […]