Capoulas Santos aprova a recuperação de 5 regadios tradicionais na Região Norte

[Fonte: Agricultura e Mar]

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, homologou os projectos de recuperação de 5 regadios tradicionais, situados na Região Norte. Um investimento de 400 mil euros para beneficiar 170 explorações.

Trata-se do Regadio do Soutelo, no concelho de Águeda, do Regadio de Montedouro e da Foz, do Regadio da Vizinhança da Balança, do Regadio da Levada de Cima de Cabaninhas, em Terras de Bouro, e do Regadio da Levada de Enxurigo, no Concelho de Amares.

Eficiência do uso da água

A estes projectos corresponde um investimento público global de cerca de 400 mil euros, que beneficia 170 explorações, numa área de 100 hectares, com o objectivo de “recuperar e de tornar estas estruturas mais eficientes no uso da água”, explica um comunicado do Gabinete de Capoulas Santos.

Eleva-se assim para 325 o número de projectos aprovados no âmbito do Programa Nacional de Regadios (PNRegadios), a que corresponde um financiamento público de 347 milhões de euros a fundo perdido, que será executado até 2023.

Mitigação dos efeitos das alterações climáticas

O PNRegadios, cuja primeira fase está já em execução, visa a mitigação dos efeitos das alterações climáticas sobre a agricultura, dotando o país de mais reservas de água e de melhores e mais eficientes sistemas de aproveitamento.

Outro dos objectivos deste Programa é o aumento da produtividade e da competitividade da agricultura nacional, contribuindo para o aumento das exportações e para a substituição de importações por produção nacional.

Até 2023 deverá estar concluída primeira parte do PNRegadios, com a criação de 100 mil novos hectares de regadio, a que corresponde um investimento público de 560 milhões de euros e a criação de mais de 10.500 novos postos de trabalho permanentes.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Capoulas Santos aprova a recuperação de 5 regadios tradicionais na Região Norte foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Golas antifumo: PGR confirma realização de 54 buscas e envolvimento de 200 elementos da PJ
Próximo Aprovada recuperação de 5 regadios tradicionais na região Norte

Artigos relacionados

Internacional

GMO insect-resistant corn poses no risk to human health, EU food safety officials affirm

[Fonte: GLP] Following the submission of application …. from Bayer Agriculture BVBA, the EFSA Panel on Genetically Modified Organisms (GMO Panel) was asked to deliver a scientific risk assessment on the data submitted in the context of the renewal of authorization application for the insect‐resistant genetically modified (GM) maize MON 89034. […]

Últimas

Ordem dos Engenheiros debate falta de água no Tejo

[Fonte: O Jornal Económico]

A Ordem dos Engenheiros vai promover esta quinta-feira, dia 11 de julho, […]

Nacional

IACA entrega rações a produtores afetados pelo fogo

[Fonte: Vida Rural]

A IACA já entregou as primeiras toneladas de rações destinadas a animais pertencentes a pequenos produtores que foram afetados pelos incêndios em Vila de Rei, […]