- A 9.ª edição do Congresso Europeu de Jovens Agricultores juntou mais de 300 participantes no Parlamento Europeu;
- Inês Marques Lopes, a vencedora 10.º Concurso Nacional de Jovens Agricultores, representou Portugal nesta competição;
- O eurodeputado Nuno Melo apadrinhou um grupo de visitantes da CAP que estiveram presentes no 9.º Congresso Europeu de Jovens Agricultores.
Decorreu no passado dia 6 de dezembro de 2023 a 9.ª edição do Congresso Europeu de Jovens Agricultores que juntou mais de 300 participantes no Parlamento Europeu. Em competição estiveram 13 projetos de Jovens Agricultores, que concorreram nas categorias Melhor projeto digital, Projeto mais resiliente e Melhor projeto de melhoria das zonas rurais. Os vencedores foram Matěj Sklenář, da República Checa, Koutsouradi Argyro, da Grécia, e François Lejeune, da Bélgica, em cada categoria respetivamente, no valor de 5000€ cada.
Inês Marques Lopes, a vencedora 10.º Concurso Nacional de Jovens Agricultores, representou Portugal nesta competição.
No âmbito deste evento, que é o maior concurso de Jovens Agricultores a nível europeu, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a convite do Eurodeputado Nuno Melo (CDS) levou a Bruxelas 40 visitantes, entre eles vários jovens agricultores.
Adicionalmente aos três prémios entregues aos jovens agricultores, o Eurodeputado Nuno Melo foi homenageado pela CAP com o prémio participação, devido à coorganização do evento desde a primeira edição.
O Congresso é coorganizado pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e a Associação Espanhola de Jovens Agricultores (ASAJA), com os Eurodeputados do PPE, Nuno Melo (Portugal), Herbert Dorfmann (Itália), Juan Ignacio Zoido Álvarez (Espanha) e Michaela Šojdrová (República Checa).
Fonte: CAP