Em reunião de Direção realizada esta semana, CAP analisou e discutiu a atual situação do mercado de cereais, que enfrenta circunstâncias adversas, o aumento dos custos de produção e a redução dos valores pagos aos produtores.
A CAP diligenciará junto das entidades oficiais, nacionais e europeias, para que sejam implementadas as medidas necessárias para a recuperação deste setor.
Face às circunstâncias adversas que se verificam, ao aumento dos custos de produção e à queda abruta dos preços pagos aos produtores, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) congratula-se com a adoção de uma Estratégia do Governo para os Cereais, designada “Estratégia+Cereais”, que visa aumentar a capacidade de aprovisionamento de cereais. Para a CAP, trata-se de uma medida muito importante para o setor, a qual carece de implementação imediata, no sentido de corresponder às dificuldades dos produtores e de impulsionar um setor produtivo relevante para o nosso país.
Para além disso, no atual contexto, torna-se urgente uma tomada de posição pública firme do Governo português, com vista a garantir um orçamento reforçado para a futura PAC 2027-2034, que assegure apoios integrais, distribua recursos de forma justa entre países, seja flexível face às realidades do Sul da Europa e tenha em consideração a necessidade de atualização dos preços de intervenção para os cereais.
A situação crítica no mercado de cereais é ainda agravada por uma decisão, tomada na semana passada no âmbito da União Europeia, no sentido de aumentar em 45% os contingentes de importação de arroz proveniente de Mianmar e do Camboja, permitindo a entrada de mais 387 mil toneladas deste cereal, com as inevitáveis consequências para os produtores nacionais e europeus de uma forma geral.
A CAP permanece atenta à grave situação que se verifica atualmente no mercado de cereais e, quer em Portugal, com as suas organizações, quer em Bruxelas, em conjunto com a organização de agricultores europeia COPA-COGECA, diligenciará junto das entidades oficiais, para que sejam implementadas as medidas necessárias para a recuperação deste setor.
Fonte: CAP










































