A Câmara de Santarém condecorou hoje o CNEMA como entidade organizadora da Feira Nacional de Agricultura e Feira do Ribatejo, com a Medalha de Ouro, a mais alta condecoração do município.
Esta distinção reflete o reconhecimento da cidade de Santarém a todos os que estiveram envolvidos no evento desde 1954, o trabalho e a dedicação do Centro Nacional de Exposições na organização da maior feira agrícola do país e a valorização do sector agrícola, pilar fundamental da economia portuguesa.
Dia do Município de Santarém
O Município de Santarém, as Juntas de Freguesia do concelho, as associações e instituições celebraram o Ribatejo e as suas tradições.
Com a presença de produtores locais no stand do Município, decorreram várias atividades como atuações de grupos e bandas musicais, espetáculos de acordeão, danças com ranchos folclóricos, malabarismos, ginástica acrobática, entre outras iniciativas num dia animado, e repleto de alegria.
A FNA recebeu 2000 crianças das escolas do concelho, uma iniciativa da Câmara Municipal de Santarém e da CAP no âmbito da campanha PAC4ALL, que tem como Intuito explicar aos mais novos a importância da Agricultura e os objetivos da Política Agrícola Comum, sendo de realçar a visita à zona pecuária e ao Parque Fnazinha, uma verdadeira festa para os mais novos.
Os mais velhos não foram esquecidos e muitos idosos puderam visitar a Feira numa grande colaboração entre o Município e as IPSS do concelho de Santarém.
De realçar a presença de cerca de 100 jovens voluntários da Escola Técnica e Profissional do Ribatejo (Tremês) que acompanharam os mais novos ao longo do dia e ajudaram na organização do evento.
Pedro Nuno Santos na FNA
O secretário geral do PS, Pedro Nuno Santos, visitou hoje a Feira Nacional de Agricultura para valorizar o sector, “fundamental na vida dos portugueses e com potencial para crescer.”
“Não poderíamos faltar porque queremos estar ao lado dos agricultores. A agricultura tem futuro e é mais do que economia: é cultura e diversidade do nosso povo”, afirmou.
Conversas de Agricultura na FNA
A Feira Nacional de Agricultura foi palco de vários debates durante o dia, com destaque para a Conferência Ibérica promovida pela CAP e que contou com a presença de deputados portugueses e espanhóis. A “Agricultura na Península Ibérica” e “PAC, é possível produzir com Sustentabilidade, eficiência e gerar rendimento, com menos ferramentas ao dispor dos Agricultores?” foram os temas abordados.
Debater a gestão dos recursos naturais e das explorações agrícolas para garantir a sustentabilidade da Pecuária Extensiva foi o objetivo do colóquio “Vias para uma Pecuária Extensiva Sustentável”, também organizado pela CAP.
A horticultura biológica em Portugal, produção, fertilização e comercialização de produtos biológicos foi o mote para a sessão de informação promovida pela Agrobio, enquanto a Confagri centrou a discussão na “Agricultura e Ambiente: Desafios para o setor agroalimentar”.
A “Transição para Sistemas Alimentares Sustentáveis” foi o tema principal do seminário planificado pela Escola Superior Agrária de Santarém, o Nersant destacou a “Cibersegurança Empresarial”. Já a Qualifica optou por debater “As Indicações Geográficas: Que futuro em Portugal”?
Prazer de Provar
No Salão Prazer de Provar que reúne uma grande variedade de produtos tradicionais portugueses, as Ações de Cozinha ao Vivo são um foco de atenção permanente. O dia ficou marcado pelo “lançamento dos novos patés de atum” (Conservas Santa Catarina), da prova “Vinhos de Santarém” (Cidade do Vinho 2024), “Inovar na Gastronomia com Farinha de Insectos e Vinhos de Santarém” (Insectera), “Do Prado ao Prato: Frango Frutado com António Manalvo” (IEFP) ou “Sustentabilidade na Cozinha com o Chef Rodrigo Castelo (Projeto SPIN).
Festa e Tradição
A animação tradicional é fundamental na FNA. Hoje foi a vez do “Quarteto Nelson Pisco” percorrer o recinto com as suas músicas e ao final da tarde teve lugar o “Concerto de Encerramento do Ano Letivo do Conservatório de Música de Santarém” no Grande Auditório.
No campo das Atividades Equestres decorreu o “Concurso de Traje à Portuguesa” e o “Concurso de Apresentação do Cavalo de Sela.”
A Mesa da Tortura e a Largada de Toiros não podiam faltar e o dia finalizou com o concerto de Diogo Piçarra e a atuação do DJ Padre Guilherme.
Fonte: CNEMA