A Câmara de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, disse hoje que destruiu 48 ninhos de vespa asiática em 2020.
“Os serviços do município destruíram 48 ninhos de vespa asiática, em 2020, um pouco por todo o concelho de Proença-a-Nova, na sequência de informação recebida pela população”, explica, em comunicado, a autarquia.
Estes dados foram posteriormente reportados e inseridos na plataforma que o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) criou para monitorizar a progressão desta espécie no território nacional.
Em 2019, foram detetados e destruídos no concelho de Proença-a-Nova 30 ninhos de vespa velutina nigrithorax, vulgarmente conhecida por vespa asiática, dos quais 95% eram ninhos definitivos.
No mesmo período, foram também destruídos cerca de 50 ninhos de vespa europeia (vespa crabro), visto que os efeitos da presença destas duas espécies manifestam-se em várias vertentes, nomeadamente na apicultura.
Esta espécie invasora foi confirmada, pela primeira vez em Portugal, em setembro de 2011, na região de Viana do Castelo, de onde se expandiu pelo noroeste e centro do país.
Segundo o ICNF, o ciclo de vida da vespa asiática é anual e inicia-se na primavera.
“A partir de março, em articulação com as Juntas e Uniões de Freguesias, o município [Proença-a-Nova] disponibilizará armadilhas no sentido de mitigar esta situação”, lê-se na nota.
A Câmara de Proença-a-Nova pede à população para, sempre que detetar um ninho de vespa asiática, contactar os serviços do município através do número de telefone 274670000 ou pelos correios eletrónicos [email protected] ou [email protected]
Discussão sobre este post