Câmara de Arcos de Valdevez apoia Sapadores Florestais com 150 mil euros

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez celebrou esta terça-feira, dia 10 de Dezembro, os protocolos anuais com as equipas de Sapadores Florestais da Associação Florestal Atlântica, da Associação Florestal do Lima e das Assembleias de Compartes dos Baldios das Freguesias de Cabreiro, Gavieira e Soajo, no valor de 30.000 euros por entidade, perfazendo um valor global de 150 mil euros.

Os protocolos agora celebrados, diz fonte institucional da autarquia, têm como principal objectivo a prevenção de incêndios florestais, através da realização de acções de silvicultura preventiva, nomeadamente a criação de faixas de gestão de combustíveis, acções de fogo controlado, vigilância das áreas rurais, assim como acções de primeira intervenção, apoio ao combate e às subsequentes operações de rescaldo e vigilância pós-incêndio.

Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios

Neste sentido, as equipas de Sapadores Florestais estão integradas no dispositivo operacional municipal, conforme o definido no Plano Operacional Municipal (POM), parte integrante do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI).

Para além das actividades referidas, estabelecem a limpeza de estradas e caminhos municipais numa extensão de aproximadamente 40 km.

De referir ainda que, em caso de situações meteorológicas adversas deverão estar pré-posicionados, de forma a responder rapidamente a situações como queda de árvores, pequenos deslizamentos de terras, entre outras situações, assim como proceder ao espalhamento de sal na rede viária quando solicitado pela Câmara Municipal.

Desta forma a autarquia apoia as equipas de Sapadores Florestais em diversas acções e aumenta os recursos de prevenção e intervenção de incêndios florestais, bem como outras acções de protecção civil.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Programa Nacional De Regadios: Projeto de Modernização do Aproveitamento Hidroagrícola de Sabariz-Cabanelas
Próximo Previsão de longo prazo - 16 dez. a 12 jan. 2020

Artigos relacionados

Últimas

Tomato Brown Rugose Fruit Virus (ToBRFV) – uma ameaça emergente para as culturas do tomate e do pimento

Disponibiliza-se um folheto sobre o referido vírus, para o qual estão em vigor medidas de emergência, estabelecidas na Decisão de Execução (UE) […]

Nacional

Governo abre concurso de 2,75 M€ para aconselhamento agrícola e florestal

O Ministério da Agricultura abriu esta segunda-feira (20 de maio) um novo concurso para apoiar o fornecimento de serviços de aconselhamento agrícola e florestal no valor de 2,75 milhões de euros. […]

Últimas

Ministro da Agricultura contra a decisão de eliminar carne de vaca na Universidade de Coimbra

Luis Capoulas Santos lamentou nas redes sociais que “até as vetustas paredes da centenária academia são permeáveis ao populismo e à […]