MERCADO EUROPEU
De Itália veio um novo alerta sobre a PSA. Os peritos italianos advertiram que este é um vírus de elevada virulência e que todas as semanas são identificados novos casos positivos. Neste momento há três hipóteses sobre a sua entrada no país (ignorando a Sicilia onde o vírus está indemne): 1. através do porto de Génova; 2. através dos caminhos rodoviários que conduzem ao porto ou 3. por restos de comida deixados na zona dos Apeninos de Lingúria.
As vedações e a biossegurança são as únicas armas ao serviço dos italianos. Relativamente a áreas vedadas as autoridades estão a trabalhar no sentido de estarem concluídas até final de junho.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 15/2022 (11/04 a 15/04): Espanha 1,53; França 1,48; Alemanha 1,53; Países Baixos 1,40; Bélgica 1,54; Dinamarca 1,26.
Tendência Geral:
O retrato da excecionalidade dos tempos que vivemos explica-se com o comportamento das bolsas: Lérida baixou 53 cêntimos em quatro meses no período verão/outono e agora sobe 51 cêntimos em apenas dois meses, em pleno inverno/primavera. Este é o balanço que se faz na entrada da semana Santa, com muitas incertezas sobre o que se vai passar daqui para a frente, apenas que os custos de produção vão continuar altos.
Outro aspeto que podemos ter como certo para o que resta do ano é que tanto na Europa como nos EUA haverá muito menos porcos, esperando-se preços altos até ao final do ano que podem ser muito altos se a China vier às compras em setembro.
Fonte: FPAS
O artigo foi publicado originalmente em FPAS.