MERCADO EUROPEU
Atravessamos um período em que importa fazer a distinção entre preço e valor. Neste momento o preço dos porcos é alto, mas o valor é dos mais baixos que há memória. E esta é uma mensagem importante de passar para o mercado. As subidas do norte da Europa dão sinais de abrandar e aproxima-se a Semana Santa com diminuição significativa de abates que vai equilibrar a reduzida oferta com a procura.
No entanto, mesmo com preços altos, o setor está longe de estar a ganhar dinheiro e sem ver perspetivas de diminuição dos custos de produção, pelo que importa gerir esta fase com a máxima cautela.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 14/2022 (04/04 a 08/04): Espanha 1,47; França 1,46; Alemanha 1,53; Países Baixos 1,41; Bélgica 1,54; Dinamarca 1,26.
Tendência Geral:
O relatório sobre a disponibilidade de cereais dos EUA feito pela USDA veio criar mais instabilidade aos mercados. O stock de trigo é o mais baixo desde 2008 e a perspetiva é que os agricultores aumentem a área cultivada de soja reduzindo a de milho e esta decisão surge num momento em que desapareceu a oferta de milho ucraniano para a próxima colheita (pelo menos). Este é um movimento de resposta ao aumento do preço dos fertilizantes que torna mais atrativa a produção de soja em detrimento do milho.
O artigo foi publicado originalmente em FPAS.