Boas Práticas na Gestão dos Eucaliptais

Boas Práticas na Gestão dos Eucaliptais

A Primavera é uma óptima altura para plantar, controlar infestantes e adubar. O Projecto Melhor Eucalipto começa por lhe explicar o tema da plantação.

Tal como é explicado no site do Projecto Melhor Eucalipto, esta deve ser feita em três tempos. Primeiro, deve-se planear; depois, iniciar a plantação (na Primavera ou no Outono) e, finalmente, cuidar da plantação instalada.

Cada um destes momentos tem tarefas específicas.

Antes de plantar, deve planear o máximo possível, assegurando a legalidade e o cumprimento das regras e das melhores práticas em todo o processo, escolhendo o local onde vai comprar as melhores plantas (veja lista de viveiros em http://www.celpa.pt/melhoreucalipto/viveiros-florestais/) e contratando quem precisa de contratar (http://www.celpa.pt/melhoreucalipto/prestadores-de-servicos-florestais/).

Concretamente no campo, deve ter em atenção:

A humidade da terra. Evite plantar em terras muito secas ou com excesso de água. Mas aproveite a humidade da melhor forma. Em zonas de clima mais seco, normalmente mais a Sul do País, a plantação pode começar logo em Fevereiro. Em zonas com maior precipitação, pode esperar pelos meses de Março ou Abril. Evite, no entanto, a plantação no final da Primavera, pois as plantas podem não ter tempo para desenvolver raízes que sobrevivam à seca do Verão.

O bom estado das plantas desde a sua chegada até ao momento da sua utilização. Minimize a permanência das plantas em campo ou locais fechados, de modo a evitar perdas por desenvolvimento de fungos ou seca. Deve, a este propósito, regar as plantas sempre que necessário, assegurando que, no momento da plantação, o torrão está suficientemente húmido.

Deve também definir o número de árvores que pretende plantar, tendo sempre em conta que plantar árvores mais juntas não significa produzir mais. Fica uma dica: quanto mais fértil e plano for o terreno mais árvores poderá plantar. No guia da Rearborização, disponível em http://www.celpa.pt/melhoreucalipto/rearborizacao/, o Projecto Melhor Eucalipto explica-lhe qual a distância entre linhas, entre árvores e qual a densidade aconselhada conforme a precipitação anual da área em questão. E explica ainda qual é a distância entre linhas aconselhada nos terraços.

– Deve plantar no fundo do sulco aberto na preparação do terreno, onde o solo se encontra mais descompactado e com melhores condições de enraizamento. Em terrenos sulcados, as plantas devem ser plantadas no sulco central. Nos terraços, a plantação deve ser feita no sulco exterior da ripagem

– As plantas devem ser colocadas na vertical para não danificar as raízes, devendo utilizar-se preferencialmente o tubo de plantação

– No momento da plantação, a planta deve apresentar folhas em todo o tronco, sem manchas e o torrão inteiro e consolidado, não devendo ser utilizada no caso do torrão se desfazer.

– O torrão deve ficar coberto de terra, devendo o solo envolvente ser levemente acamado para evitar a formação de bolsas de ar.

Após a plantação

Se mais de 5% das plantas não sobreviverem, devem ser imediatamente substituídas.

É também depois da plantação que se deve adubar e controlar as infestantes. Num próximo artigo explicamos como.

Para mais informações consulte o site do Projecto Melhor Eucalipto.

Comente este artigo
Anterior PDR2020: Primeiros contratos de financiamento assinados
Próximo Video da Conferência do Conselho de Ministros extraordinário da Floresta de 21 de Março 2017

Artigos relacionados

Sugeridas

Fitossanidade: regras rigorosas para uma melhor proteção contra pragas

Os vegetais e produtos vegetais são a base para a alimentação humana e animal. São também parte da paisagem em que vivemos. Percebe-se, por […]

Comunicados

Ligação da Barragem de Vale do Gaio ao Alqueva é insuficiente para resolver o problema da seca no concelho

[Fonte: CM Alcácer do Sal]

Na sequência do problema de seca que afeta o município, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal vem esclarecer o seguinte:

A Bacia Hidrográfica do Sado tem vindo a enfrentar uma situação de seca, […]

Sugeridas

Crédito Agrícola distingue 76 vinhos nacionais

Já foram revelados, em cerimónia realizada no passado dia 23 de Novembro, na Casa do Douro, Peso da Régua, os vencedores […]