O BE considera “incompreensível” que, em tempos de seca e com restrições para os agricultores e populações, os campos de golfe sejam regados com água potável. A proposta é entregue esta quarta-feira, no Parlamento.
Na semana em que o Governo, pela voz do ministro do Ambiente, veio sugerir aos responsáveis pelos campos de golfe que procurem soluções alternativas para a rega, o Bloco de Esquerda avança com um projeto-lei que pretende proibir a utilização de água potável.
Em declarações à TSF, o líder parlamentar Pedro Filipe Soares explica que o diploma visa garantir que os campos de golfe no país são regados com águas residuais ou reutilizadas salvaguardando a água potável.
“Um campo de golfe usa, num ano, 400 mil metros cúbicos de água para a rega em média. Se multiplicarmos isso por 40, numa região em que agricultores estão sem conseguir regar as suas culturas, é incompreensível que face a esta carência de água se continue a permitir que a água potável seja usada para a rega de campos […]