A EasyNut Tecnologia, empresa de consultoria agronómica em frutos secos, realizou um ensaio em nogueiras para avaliar a eficácia da aplicação de estirpes de bactérias Enterobacter, Acinetobacter e Bacillus, presentes num bioestimulante desenvolvido pela Tecniferti e pelo Laboratório de Rhizobactérias (Rhizolab) da Universidade de Aveiro, na melhoria da assimilação do fósforo e do azoto pelas plantas e o seu reflexo no rendimento e no calibre dos frutos.
O bioestimulante testado encontra-se em fase pré-comercial e resulta de uma colaboração entre o Rhizolab e a Tecniferti, fabricante nacional de fertilizantes líquidos para a agricultura, que está a investigar os efeitos da aplicação de microrganismos promotores de crescimento nas plantas e a desenvolver soluções inovadoras para a agricultura. Parte desta atividade enquadra-se nas atividades de um doutoramento em ambiente não académico (2023.04964.BDANA) que decorre nas duas entidades.
O ensaio foi realizado na Herdade do Reguengo, em Cabeção, no Alentejo, num pomar adulto de nogueiras da variedade Chandler, com 7 anos de idade, compasso de plantação de 7,5 m x 5,5 m e sistema de condução em eixo central revestido. A plantação está sob condições de irrigação total (aproximadamente 6.000 m³/ha por ano) com sistema gota-a-gota.
O artigo foi publicado originalmente em APH.