CEBAL promove seminário “Bioeconomia Circular no Sector Vitivinícola”, em Serpa.
O CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Económico de Serpa (CADES), convida a todos os interessados a participar no seminário, “Bioeconomia Circular no Sector Vitivinícola”. O evento terá lugar no dia 31 de outubro de 2023, pelas 14h30, no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Económico de Serpa (CADES), em Serpa.
Depois de Beja e Portalegre, o seminário vai agora a Serpa com o principal objetivo de consciencializar um maior número de produtores do setor vitivinícola, através da partilha de conhecimento e experiências, académicas e empresariais, de forma a contribuir para o desenvolvimento de uma Economia Circular na região.
O Município de Serpa, enquanto entidade gestora de serviços públicos, “vê com grande importância a divulgação e a consciencialização da sociedade”, sobre o tema da Economia Circular. Abordá-lo, revela-se importante pela implementação de estratégias ligadas à sustentabilidade, tanto para uma melhor “utilização dos recursos e produtos”, como para “a criação de emprego e fixação das populações”. O processo “permitirá reduzir desperdícios e resíduos, transformando-os ou incorporando-os em processos produtivos”, que possibilitam “gerar valor económico e criar novos processos, internos ou externos à própria empresa”.
No setor vitivinícola, “sempre existiu um reaproveitamento e reciclagem”, no entanto, face aos “novos paradigmas ambientais, económicos e uma legislação mais exigente”, é crucial “fazer da circularidade e reciclagem, partes integrantes da gestão, quer económica quer ambiental”, conclui o Município de Serpa.
A participação no evento é gratuita e destinada a empresas e associações do setor, empreendedores e a todos os interessados no tema. A sessão requer registo prévio obrigatório através do link https://bit.ly/3QsabOm ou QRCode no programa.
Esta ação é realizada no âmbito do “Programa de Potenciação de Transferência de Tecnologia – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface”, desenvolvido pelo CEBAL e cofinanciado pelo Alentejo 2020.