Barragens alentejanas com menos 11.6% de água armazenada que o esperado

Barragens alentejanas com menos 11.6% de água armazenada que o esperado

[Fonte: Rádio Campanário] No último dia do mês de Junho de 2019 e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em 1 bacia hidrográfica e uma descida em 11.

Das 59 albufeiras monitorizadas, 14 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 10 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.

No que concerne à bacia Hidrográfica do Guadiana encontra-se a 69.5% da sua capacidade total, menos 11,6 pontos percentuais abaixo da média esperada para o referido mês.

De acordo com os dados, esta bacia hidrográfica não tinha no final de abril nenhuma albufeira acima dos 80% de capacidade. No entanto a que mais percentagem de água armazenada apresentava era a Barragem de Alqueva (72.9%) da sua capacidade total, seguindo-se Enxoé que estava a 65.1% e Odeleite (56.2%).

Já as barragens abaixo dos 50% da sua capacidade de armazenamento são 6: Abrilongo (36.5%), Beliche (48.4%), Caia (24.7%), Lucefecit (29.2%), Monte Novo (39.6%) e Vigia (17.2%)

As barragens do Caia e Vigia continuam a ser as que apresentam o nível de armazenamento mais preocupante, situação que se vem arrastando há vários meses como pode ser comprovado nos dados Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos.

Comente este artigo
Anterior Ação de formação "Plano de ação para a vigilância e controlo da vespa velutina em Portugal" - 25 de julho - Constância
Próximo Foi assim que aconteceu. Diário de uma viagem aos bastidores do Parlamento Europeu

Artigos relacionados

Nacional

Federação Agrícola diz que eurodeputado afeto aos Açores vai ter “esforço redobrado”

[Fonte: Açoriano Oriental]
O presidente da Federação Agrícola dos Açores (FAA) considerou esta segunda feira que o único deputado afeto à região no Parlamento Europeu vai ter que fazer um “esforço redobrado” e ter “maior responsabilidade” na defesa do arquipélago.

Jorge Rita referiu, […]

Nacional

Lisboa, Alentejo e Algarve. Portugal 2020 tem candidaturas abertas para apoio à inovação

[Fonte: Agricultura e Mar]

A entidade gestora do Portugal 2020 informa que está aberto o Aviso para os Programas Operacionais Regionais de Lisboa, Alentejo e Algarve, no que diz respeito ao Sistema de Incentivos Inovação Produtiva, até 30 de Agosto de 2019. […]

Últimas

Geografia da Agricultura – Editorial de Teresa Silveira + Suplemento Agrovida

Cuidado com as palavras. Floresta não quer dizer sempre a mesma coisa e, por isso, fazer generalizações à volta de um conceito pode levar a erros graves. O mesmo pode suceder com a ideia de Geografia, a ciência que estuda o espaço humano nas suas várias vertentes física, […]