Barragens alentejanas com menos 11.6% de água armazenada que o esperado

Barragens alentejanas com menos 11.6% de água armazenada que o esperado

[Fonte: Rádio Campanário] No último dia do mês de Junho de 2019 e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em 1 bacia hidrográfica e uma descida em 11.

Das 59 albufeiras monitorizadas, 14 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 10 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.

No que concerne à bacia Hidrográfica do Guadiana encontra-se a 69.5% da sua capacidade total, menos 11,6 pontos percentuais abaixo da média esperada para o referido mês.

De acordo com os dados, esta bacia hidrográfica não tinha no final de abril nenhuma albufeira acima dos 80% de capacidade. No entanto a que mais percentagem de água armazenada apresentava era a Barragem de Alqueva (72.9%) da sua capacidade total, seguindo-se Enxoé que estava a 65.1% e Odeleite (56.2%).

Já as barragens abaixo dos 50% da sua capacidade de armazenamento são 6: Abrilongo (36.5%), Beliche (48.4%), Caia (24.7%), Lucefecit (29.2%), Monte Novo (39.6%) e Vigia (17.2%)

As barragens do Caia e Vigia continuam a ser as que apresentam o nível de armazenamento mais preocupante, situação que se vem arrastando há vários meses como pode ser comprovado nos dados Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos.

Comente este artigo
Anterior Ação de formação "Plano de ação para a vigilância e controlo da vespa velutina em Portugal" - 25 de julho - Constância
Próximo Foi assim que aconteceu. Diário de uma viagem aos bastidores do Parlamento Europeu

Artigos relacionados

Últimas

Aquecimento global está a matar os insetos e a pôr em risco o homem

O número de gafanhotos, moscas, mosquitos, borboletas, formigas, aranhas, escorpiões, centopeias entre muitos outros, diminuiu entre 10 a 60 vezes nos últimos 70 anos, […]

Dossiers

Poca oferta y poca demanda en canales de vacuno

Poca oferta y poca demanda de canales de vacuno, lo que hace que las cotizaciones se muevan poco de semana en semana en las lonjas y mercados nacionales. […]

Últimas

Transferência da tutela dos animais de companhia para o Ministério do Ambiente põe em causa a saúde pública

Esta transferência de competências ignora a opinião de especialistas nacionais e internacionais e coloca em risco a saúde das populações e dos próprios animais. […]