Chuva das últimas semanas obriga a novas descargas, que colocam em risco os concelhos vizinhos.
A barragem de Castelo de Bode está quase cheia depois da chuva das últimas semanas. Isto depois de há poucos meses ter registado o caudal mais baixo desde há 20 anos. Nos próximos dias está prevista mais chuva que obriga à abertura dos descarregadores e agrava o risco de inundações no vale do Tejo.
“Um dos problemas que se põe quando há necessidade de fazer descargas é precisamente contrabalançar o nível das águas do Tejo relativamente ao nível das águas do Zêzere para que se possa evitar normalmente aquilo que acontece de pior que é em povoações como Constância, Rio de Moinhos, que já é concelho de Abrantes”, disse à SIC Hélder Silvano, do MeteoAbrantes.
A situação de risco de cheias no vale do Tejo poderá ainda ser agravada com as condições meteorológicas previstas para a próxima semana. Uma massa de ar polar vai trazer chuva e frio.
“Vai haver precipitação em todo o território. Amanhã [domingo] ainda será no geral fraca. Segunda-feira poderá cair mais intensa, em especial nas regiões do Norte e Centro. Depois na terça e quarta-feira continuará a cair alguma precipitação em regime de aguaceiros”, explicou o meteorologista do IPMA Jorge Ponte.