Balanço da vindima de 2017 na Região Demarcada do Douro

Balanço da vindima de 2017 na Região Demarcada do Douro

Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP) apresenta dados de produção deste ano.

Na Região Demarcada do Douro (RDD) registam-se aumentos generalizados na produção, em comparação com o ano anterior, que se enquadram na média da última década. Em 2017, as condições climatéricas obrigaram a antecipar as vindimas como não há memória e provocaram um desvio dos resultados da colheita em relação às previsões. No princípio do verão estimava-se um aumento de 25% para este ano, mas acaba por se verificar um crescimento de 5%. Conta-se que 2017 seja um ano de vinhos de excelente qualidade pelo teor de álcool e concentração da fruta verificados.

Dados de Produção O valor total de produção, para 2017 na RDD, é de 253,9 mil pipas, somando as Denominações de Origem (DO) da região – Porto e Douro (incluindo Moscatel e Espumante), a Indicação Geográfica (IG) Duriense e o Vinho sem DO/IG, e traduz um aumento de 5% em relação a 2016 (que foi o terceiro ano mais baixo da última década). O resultado deste ano fica um pouco abaixo da média dos últimos dez anos que é de 259,2 mil pipas. Na última década, a maior produção de vinho, registada na RDD, foi em 2010 com 298,7 mil pipas. Em termos de distribuição da produção, o Vinho do Porto representa 147 mil pipas, a DO Douro 87,4 mil, Moscatel 6,4 mil, Duriense 1,8 mil e Vinho sem DO/IG 11,2 mil pipas.

A produção de Vinho do Porto em 2017 (147 mil pipas) representa 58% do valor global e está acima da média da última década que é de 136,3 mil pipas, correspondentes a 53% da produção total de vinho na RDD.

*1 pipa = 550 litros

 

Comente este artigo
Anterior Apuntes para celebrar más informados el Día Mundial de la Pesca
Próximo Feira Lusoflora 2018 - 23 e 24 de Fevereiro 2018 - Santarém

Artigos relacionados

Comunicados

Oficina do Empreendedor da IBR Guimarães conta com 18 promotores

São 18 os promotores que integram a segunda edição do Programa de Incubação, selecionados e assistentes, para a Oficina do Empreendedor integrado na Incubadora de Base Rural de Guimarães (IBR Guimarães), numa iniciativa pioneira da Câmara Municipal.
Esta primeira fase visa dotar os empreendedores de conhecimentos que lhes permitam auto avaliar o seu perfil de empreendedores, […]

Nacional

Ministério da Agricultura avalia prejuízos causados pelo furacão Leslie

Fonte: [Jornal Económico]
As áreas mais afetadas pela tempestade de ontem à noite e da madrugada de hoje situam-se na região do litoral centro de Portugal.
Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural está a proceder ao levantamento de prejuízos decorrentes da passagem da tempestade Leslie por território nacional. […]

Últimas

Mais de 140 toneladas de palha e rações disponibilizadas para alimentar animais

Coimbra, 23 jun (Lusa) – O ministro da Agricultura destacou hoje a “imediata solidariedade” de organizações de agricultores e da indústria agrícola, que disponibilizaram mais de 140 toneladas de alimentos para animais, destinados aos cinco concelhos mais atingidos pelos incêndios na região Centro.

Comente este artigo
#wpdevar_comment_6 span,#wpdevar_comment_6 iframe{width:100% !important;} […]