Azeite alentejano ruma à Escandinávia

Azeite alentejano ruma à Escandinávia

O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), organização que representa 28 produtores de azeite alentejanos, vai voar para a Dinamarca e para a Suécia para promover as qualidades do azeite nacional.

Esta viagem prevê várias ações promocionais, nomeadamente provas técnicas e um jantar de harmonização com distribuidores, retalhistas, jornalistas e chefs, assim como degustações com consumidores locais, em lojas delicatessen de Copenhaga e Estocolmo.

“Verde ou maduro? Muito ou pouco picante? Estas vão ser algumas das questões colocadas a dinamarqueses e suecos, consumidores exigentes, com elevado poder de compra e cada vez mais disponíveis para experimentarem os sabores e produtos da dieta mediterrânica. A título de exemplo, em 2016, o consumo de azeite na Suécia atingiu 1 kg per capita, cinco vezes mais do que dez anos antes – embora este possa parecer um valor modesto para os consumidores portugueses, cujo consumo per capita de azeite ronda 7 kg”, explica a CEPAAL.

Mariana Teles Branco, responsável de marketing e qualidade do CEPAAL, sublinha que “com uma gastronomia que utiliza laticínios como base, os consumidores nórdicos só agora estão a descobrir os benefícios do consumo do azeite. Cada vez mais, estão a importar os hábitos alimentares da Europa do Sul, pelo que este é o momento certo para lhes dar a conhecer o melhor azeite do Alentejo, região responsável por cerca de 80% da produção nacional. Acreditamos que, no futuro próximo, a Dinamarca e a Suécia serão mercados muito importantes para o Azeite do Alentejo”.

Recentemente, o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo promoveu também ações promocionais nos Estados Unidos da América, no Canadá e na Alemanha. A escolha da Dinamarca e da Suécia para novas ações promocionais prende-se com o facto de terem sido identificados pelos produtores associados do CEPAAL como “mercados estratégicos de exportação”. Em 2018, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), Portugal exportou 454 mil euros de azeite para a Escandinávia, o que equivale a apenas 0,08% do total das exportações portuguesas de azeite (perto de 579 milhões de euros).

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior Azeite do Alentejo quer seduzir mercados da Escandinávia
Próximo «A alimentação nunca foi tão segura como é na atualidade»

Artigos relacionados

Nacional

Linha de Crédito de 100 ME para Descarbonização e Economia Circular na Indústria e Turismo

O dia Mundial do Ambiente, assinalado ontem (5 de junho) foi escolhido pelos Ministérios da Economia e do Ambiente para o lançamento de uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros para a Descarbonização e Economia Circular dirigidas a PME industriais e do setor do Turismo. […]

Comunicados

AEA promoveu visita de estudo a explorações hortícolas e frutícolas

Decorreu no passado dia 26 de setembro, mais uma sessão de trabalho, destinada a criar mais dinâmica no sector agroalimentar da região, […]

Notícias apoios

CAP contra cortes no apoio às medidas agroambientais

A Confederação dos Agricultores de Portugal manifesta a sua disponibilidade para, juntamente com o Ministério da Agricultura, […]