Aviso de corte vai ser obrigatório

Aviso de corte vai ser obrigatório

O novo regime do Manifesto de Corte de Árvores (MCA), que estabelece a obrigatoriedade de declaração de corte, entra em vigor no final de dezembro.

O novo regime do Manifesto de Corte de Árvores (MCA), que estabelece a obrigatoriedade de declaração de corte, corte extraordinário, desbaste ou arranque de árvores de espécies florestais, em Portugal continental, entra em vigor no final de dezembro.

O Decreto-Lei nº 31/2020, que regulamenta o corte de árvores de espécies florestais destinadas à comercialização e ao autoconsumo para transformação industrial, também incide sobre a rastreabilidade do material lenhoso destinado à indústria de primeira transformação e à exportação.

Em 2021, os operadores que efetuam o corte, comercialização, transporte, armazenamento e exportação de material lenhoso devem comunicar e identificar ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), através do SiCorte, as operações pelas quais são responsáveis. O MCA é efetuado por cada parcela a cortar, integrada na exploração florestal ou agroflorestal.

Refira-se que ficam dispensados do MCA os cortes que se destinem exclusivamente a autoconsumo, ou quando o número de árvores seja inferior ou igual a 10.

O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.

Comente este artigo
Anterior Alenbambu instala cultura inovadora no Alentejo
Próximo Porcos têm que ser registados em dezembro - DGAV

Artigos relacionados

Notícias PAC pós 2020

Resolução do Conselho de Ministros: Aprova a 1.ª Fase do Programa de Remuneração dos Serviços dos Ecossistemas em Espaços Rurais

O Fundo Ambiental (FA), criado pelo Decreto-Lei n.º 42-A/2016, de 12 de agosto, na sua redação atual, tem por finalidade apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável […]

Últimas

Portugal em risco de repetir super incêndios da Austrália, diz relatório

São “incêndios muito perigosos para a população e impossíveis de apagar, com um comportamento explosivo e extremo, que se propagam a grande […]

Internacional

How Stone Age humans unlocked the glucose in plants

Plants rich in starch helped early humans to thrive even at the height of the last Ice Age, researchers say.
While the evidence around meat eating is clear, […]