Áustria torna-se o primeiro país da UE a proibir o glifosato

Áustria torna-se o primeiro país da UE a proibir o glifosato

[Fonte: Observador] A medida foi aprovada esta terça-feira, 2 de julho, pelo parlamento austríaco que dá assim luz verde à total interdição do glifosato em todo o território do país. A Áustria torna-se o primeiro país da União Europeia a banir o perigoso herbicida, baseando a decisão num “princípio de precaução”.

A maioria dos deputados votou favoravelmente a proposta feita pelo partido social-democrata SPÖ, que pretendia afastar do mercado os produtos à base de glifosato, e que mereceu até o apoio do partido da extrema-direita FPÖ.

Classificado como “potencialmente cancerígeno” desde 2015 pela Organização Mundial de Saúde, o herbicida tem sido utilizado por diversas marcas, depois de a licença detida pelo gigante grupo americano Monsanto ter caído no domínio público no ano 2000.

Quanto à medida de uma interdição total, suscitou aceso debate ao longo de semanas na Áustria, com os opositores da proposta a frisarem que a mesma iria em sentido contrário ao da própria regulação europeia, já que a licença de utilização de glifosato na UE, renovada em 2017 pelo executivo europeu, se prolonga até 15 de dezembro de 2022.

Comente este artigo
Anterior Governo destaca capacidade do setor agrícola para atrair investimento
Próximo O impacto regulatório do acordo Mercosul-UE

Artigos relacionados

Dossiers

El mercado de la almendra gana estabilidad

[Fonte: Agropopular – Cotações]

Esta semana tampoco hubo una tendencia clara en almendra, aunque predominaron las repeticiones en los precios, ganando algo de estabilidad, tras los días de finales de abril donde la mala climatología –con heladas y lluvias- hicieron saltar las alertas en este mercado. […]

Últimas

Agora já pode consultar projetos do PT2020 no telemóvel. IAPMEI tem uma nova app

[Fonte: ECO]
Quer saber em que ponto está o seu projeto? Quer mandar uma mensagem rápida ao seu gestor de projeto? Quer ter informações sobre os pagamentos dos incentivos comunitários? Receber alertas? Estas são algumas das novas funcionalidades que passam a estar disponíveis no telemóvel para todos os empresários que tenham projetos financiados pelo Portugal 2020 sob a responsabilidade do IAPMEI. […]

Nacional

Autarca regista juventude e o rejuvenescimento do setor agrícola

[Fonte: Açoriano Oriental]

Tibério Dinis, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, no encerramento das XII Jornadas Agrícolas, frisou a importância social e económica da atividade, registando também a juventude e o rejuvenescimento do setor.

Por outro lado, o autarca lamentou a ausência de participação da indústria nas Jornadas mas manifestou esperança num futuro melhor para a agricultura, […]