A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica – ASAE, realizou, através da Unidade Regional do Norte, uma ação de prevenção criminal, enquadrada na Operação Páscoa que se encontra em curso, tendo resultado no desmantelamento de um local onde se procedia, de forma ilícita, camuflada e sem condições técnico-funcionais e de higiene, ao abate de animais de várias espécies, no distrito de Bragança.
No seguimento de diligências de vigilância e inquérito, onde se investigavam os ilícitos de abate clandestino e de comercialização de géneros alimentícios anormais avariados, foi identificado o local de distribuição e comercialização para estabelecimentos de restauração e talhos da região norte do País.
Como resultado da ação, foram cumpridos 2 mandados de busca não domiciliários, e apreendidos 381 Kg de carne de ovino, caprino e bovino, instrumentos de abate e corte (facas,
fuzil, cutelo, serra, machado, entre outros), instrumentos de pesagem (balança) e diversa documentação relevante para efeitos probatórios, num valor aproximado de 6.000,00 Euros.
Após perícia, por Médico Veterinário oficial, e confirmação do estado de degradação dos produtos, impróprios para consumo humano, foi ainda determinada a sua destruição e encaminhamento para transformação em estabelecimento oficial.
A operação contou ainda com o apoio da Divisão de Análise e Pesquisa de Informações da ASAE.
A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores.
Fonte: ASAE