ASAE apreende 50 mil ovos

ASAE apreende 50 mil ovos

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Brigada Especializada das Indústrias da Unidade Regional do Centro, realizou, uma operação de fiscalização dirigida a um Centro de Embalamento e de Classificação de Ovos, no concelho de Pombal.

Como resultado da ação foram apreendidos 49.680 ovos, no valor total de € 6.056,00, por irregularidades na rotulagem uma vez que apresentavam na rotulagem a indicação de serem “ovos provenientes de galinhas criadas ao ar livre”, quando, através da rastreabilidade, se veio a apurar que o Modo de Criação dos mesmos tinha sido:

ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas melhoradas”.

Foi ainda constatada a alteração da data de postura para aumento do período referente à sua data de durabilidade dos ovos tendo sido instaurado um processo-crime, por fraude sobre mercadorias, em concurso com a infração de natureza contraordenacional de concorrência desleal. Após perícia foi considerado que o produto apresentava qualidade, frescura e valor inferior ao que se encontrava marcado no ovo, não podendo entrar no circuito comercial para consumo.

A ASAE, no âmbito das suas competências, continuará a desenvolver ações de forma a verificar o cumprimento das obrigações legais e a assegurar a segurança alimentar e a saúde pública.

O artigo foi publicado originalmente em ASAE.

Comente este artigo
Anterior Apresentação nova plataforma - Reconhecimento de Organizações de Produtores - 21 de fevereiro - Oeiras
Próximo Projeto piloto de Atei

Artigos relacionados

Últimas

Torrestir investe 45 milhões de euros em 2019

Em 2018, o grupo Torrestir facturou 200 milhões de euros, «o que representa um forte crescimento em relação a 2017», tendo também criado 200 novos postos de trabalho, […]

Internacional

Insects could help increase Europe’s food self-sufficiency but will they catch on?

As the world population grows, it will be a challenge to meet everyone’s nutritional needs with traditional sources of protein.
The global population is expected to increase by 2 billion people in the next 30 years while meat production is likely to double in the same period to meet demand. […]

Nacional

“O que a FNAP gostaria é que a apicultura passasse a ser uma moda nos gabinetes da Comissão Europeia e do Ministério da Agricultura”

Manuel Gonçalves, presidente da FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal
“Com o atual regime de ajudas este setor não poderá afirmar-se num mercado aberto como o da União Europeia, […]