A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 15 toneladas de mel em Ponte da Barca. O produtodestinava-se à exportação e estava rotulado como “Produto Portugal”. No entanto,a ASAE suspeita de fraude, podendo o mel ter “origem diversa fora do território nacional”.
A apreensão surgiu na sequência de uma acção de investigação através da Unidade Regional do Norte – Unidade de Mirandela dirigida a uma unidade de extracção e processamento de mel, do concelho de Ponte da Barca, na qual a ASAE realizou uma acção de fiscalização tendo resultado na apreensão de 15 toneladas de mel por “suspeita de fraude sobre mercadorias e contra a genuinidade, qualidade ou composição de géneros alimentícios”.
Mel para exportação
Segundo um comunicado da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, “o produto apreendido destinado à exportação encontrava-se rotulado com referência à origem em Portugal – “Produto Portugal”, mas que na realidade se suspeita ter origem diversa fora do território nacional, tendo sido colhidas amostras para serem sujeitas a análises químicas e organoléticas”.
O valor de mercado desta apreensão de mel cifra-se em cerca de 45 mil euros, acrescenta o mesmo comunicado.
Agricultura e Mar Actual