O sector da celulose diz que a queima de biomassa ajuda a cumprir os objectivos climáticos e a reduzir incêndios. Contudo, a electricidade produzida resulta muitas vezes em mais emissões e poluição. […]
Um recente relatório, tornado público em português e inglês no Dia Internacional da Floresta, aponta os impactos da queima de biomassa florestal para a produção de electricidade, em particular quando essa queima ocorre nas fábricas da indústria de celulose e papel.
De acordo com o relatório, produzido pela Biofuelwatch, organização não governamental com actividade no Reino Unido e nos EUA, e que contou com os apoios da Environmental Paper Network, da Quercus, Associação Nacional da Conservação da Natureza, da Iris, Associação Nacional de Ambiente, e da Acréscimo, Associação de Promoção ao Investimento Florestal, o sector das celuloses tem vindo a realizar pesados investimentos na produção de electricidade a partir da queima de biomassa florestal, originando lucros recorde na produção de quase 80% da electricidade gerada dessa queima e pelo controlo de mais de metade da capacidade instalada em centrais a biomassa só para geração de electricidade.
Os investimentos mais significativos são a central termoeléctrica a biomassa de 34,5MW da Altri-Greenvolt na Figueira da Foz, e a caldeira de biomassa vizinha da Navigator, que substituiu uma central de cogeração (produção combinada de calor e electricidade) a gás fóssil. Ambas dependem de grandes volumes de biomassa lenhosa e foram financiadas como desenvolvimentos “verdes”.
O sector da celulose afirma que a queima de biomassa lenhosa ajuda-o a cumprir os seus objectivos climáticos e a reduzir o risco de incêndios florestais. Contudo, a electricidade produzida a partir da queima de biomassa florestal resulta frequentemente em maiores emissões de gases de efeito estufa e de poluição do que os equivalentes da queima de combustíveis fósseis.
Por outro lado, nos últimos anos, a tendência de área ardida em incêndios rurais só aumentou, particularmente nas […]
Discussão sobre este post