Área Demarcada para a Xylella fastidiosa foi redefinida após novas deteções

Área Demarcada para a Xylella fastidiosa foi redefinida após novas deteções

[Fonte: Voz do Campo]

Na sequência da primeira deteção da presença da bactéria Xylella fastidiosa subsp. multiplex (janeiro 2019) numa sebe ornamental de Lavandula dentata, em Vila Nova de Gaia, e da subsequente prospeção intensiva, a decorrer na área circundante, para determinação da extensão do foco, foram detetados, no mesmo local, outros três canteiros de Lavandula dentata contaminados, bem como, dois canteiros de Lavandula angustifólia, todos eles constituídos a partir de plantas de duas sebes originais plantadas lado a lado.
Ainda, a cerca de 1 km do foco inicial, em resultado dos trabalhos de prospeção, foram detetadas plantas infetadas de três espécies de ornamentais – Rosmarinus officinalisArtemisia arborescens e Coprosma repens – localizadas num viveiro não comercial. Prosseguem os trabalhos de prospeção na área, incluindo em todos os espaços públicos do Concelho de Vila Nova de Gaia.

Face a estas deteções a Direção Geral de Alimentação e Veterinária foi redefiniu a “Área Demarcada” que compreende as duas “Zonas infetadas”, incluindo todas as plantas hospedeiras da subespécie da bactéria que se encontram num raio de 100m em redor das plantas contaminadas, e uma zona “Tampão” circundante de 5km de raio.

Para mais informações consultar o Ofício Circular n.º 7/2019  emitido pela DGAV.

Comente este artigo

O artigo Área Demarcada para a Xylella fastidiosa foi redefinida após novas deteções foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Anterior “A natureza é mais esperta que nós”
Próximo Quinta do Pôpa estreia-se na produção de vinho do Porto

Artigos relacionados

Últimas

ALTRI reforça exportações no primeiro trimestre de 2019

[Fonte: Gazeta Rural]

A Altri registou, no primeiro trimestre deste ano, um resultado líquido de 36,7 milhões de euros, calor que compara com 32,6 milhões de euros registados nos primeiros três meses do ano passado.
Num trimestre em que se continuou a verificar a descida do preço de venda da pasta BHKP e no qual se realizou a paragem anual de manutenção da sua unidade da Figueira da Foz, […]

Nacional

Preço do leite volta a cair em maio

[Fonte: Vida Rural]
O preço do leite voltou a registar uma quebra em maio. De acordo com os dados divulgados pelo Observatório do Mercado do Leite da Comissão Europeia, o preço do leite atingiu um total de 32,79 euros por 100 quilos em maio deste ano, […]

Nacional

Esporão compra Quinta do Ameal

[Fonte: Vida Rural]

O Esporão formalizou a compra da Quinta do Ameal, projeto liderado por Pedro Araújo e pertencente à sua família desde os anos 90. Esta propriedade histórica de 30 hectares, situada no Vale do Rio Lima, no coração da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, […]