Seis projectos de reabilitação de regadios tradicionais no distrito de Viseu, com um investimento público de 945.351 euros, a fundo perdido, foram recentemente aprovados pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos. Os projectos são relativos aos regadios de Cepões e Lazarim, no concelho de Lamego, aos regadios de São Martinho, das Arcas e de Sever, Granjinha e Barracão, no concelho de Moimenta da Beira, e ao regadio do Cabo das Levadas, no concelho de Resende.
Segundo comunicado do Ministério, «estes projectos de recuperação complementam o Programa Nacional de Regadios (PNR)» e irão beneficiar 497 agricultores. O comunicado salienta que o PNR prevê um investimento global de 560 milhões de euros na criação e na reabilitação de mais de cerca de 100.000 hectares de regadio até 2023, que vão gerar 10.500 postos de trabalho permanentes».
É ainda referido que «estes regadios fazem parte de um projecto mais amplo de valorização dos territórios e da actividade agrícola». Para Luís Capoulas Santos, trata-se de tornar a actividade agrícola «mais produtiva e mais competitiva, nomeadamente através do uso mais eficiente da água», sendo que o ministro considera que «a sustentabilidade da actividade agrícola é também uma prioridade».