No último fim de semana, doze mulheres participaram na formação “Apicultura no Feminino” e quebraram possíveis estereótipos de género, provando que esta atividade não é apenas para homens.
Esta ação de capacitação e de diversificação de oportunidades, dirigida pela formadora e apicultora Filipa Almeida, foi promovida pelo Município de Pampilhosa da Serra em colaboração com a cooperativa Pampimel, no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação.
O primeiro dia da formação aconteceu no sábado, dia 9 de novembro, e foi dedicado à componente teórica, com as participantes a aprenderem os princípios essenciais da apicultura, desde a gestão das colmeias até aos cuidados necessários ao bem-estar das abelhas.
No dia seguinte, as formandas vestiram o equipamento de apicultor e foram para o terreno, trabalhando coletivamente e colocando na prática o que aprenderam, como técnicas de maneio das colmeias.
O Município de Pampilhosa da Serra, destaca a importância de dar continuidade a ações que valorizem o potencial das mulheres em setores tradicionalmente ocupados por homens, nomeadamente em áreas com relevante impacto socioeconómico no território.
Ao abrir novas portas para a presença feminina neste setor, esta formação mostrou que a apicultura é uma atividade de todos/as e para todos/as.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.