António Almeida reuniu com secretário geral da CAP

António Almeida reuniu com secretário geral da CAP

O deputado do PSD/Açores António Almeida reuniu, em Lisboa, com o secretário geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Luís Mira, para avaliar o impacto das decisões da União Europeia no âmbito das negociações da reforma da Política Agrícola Comum.

A CAP constitui um parceiro social “determinante na definição das politicas agrícolas e de desenvolvimento rural em Portugal, integrando nos seus quadros dirigentes como o presidente da Federação Agrícola dos Açores, sendo por isso importante no contributo junto das instituições europeias na definição das politicas agrícolas onde se incluem as medidas com impacto nos Açores, atenta a relevância que o setor detém na economia da Região”, disse o deputado citado em comunicado.

Segundo o parlamentar social-democrata, “o grande desafio dos próximos tempos é o da diferenciação e valorização das fileiras agrícolas com destaque para os lacticínios dos Açores”.

De acordo com o comunicado, o deputado António Almeida sensibilizou o secretário geral da CAP para que “interceda, sempre que necessário, a favor da mudança de mentalidades, de modo a que se proceda com os apoios do novo quadro comunitário a um modelo de desenvolvimento agrícola que acrescente valor e promova o rendimento das famílias dos agricultores”.

António Almeida disse ainda que “os turistas procuram hoje o espaço agrícola e rural e estão dispostos a pagar pelos serviços que a agricultura pode prestar, mas exigem garantias e certificação nos processos produtivos e na distinção das produções”.

“Os Açores agrícolas têm de tirar partido do Ambiente e do Turismo para alavancar o valor das produções agrícolas, reestruturando os modelos de produção e recebendo compensações para manter no âmbito da ultraperiferia a vantagem da sua especificidade”, finalizou.

Continue a ler este artigo no Açoriano Oriental.

Comente este artigo
Anterior Companhia aérea vai recorrer a horta vertical para ter sempre alimentos frescos a bordo
Próximo 36ª Ovibeja junta especialistas para resposta às alterações climáticas

Artigos relacionados

Nacional

Turismo Porto e Norte quer fazer da região referência mundial do turismo enogastronómico

O Turismo do Porto e Norte está a articular com o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e as três comissões vitivinícolas regionais um projeto para fazer do destino “uma das principais […]

Dossiers

Oferta de estágio – Engenheiro Zootécnico – Moita

Se tem paixão pela Agropecuária,
Gosta de aprender e de fazer aprender, […]

Sugeridas

Douro inicia vindimas e estima quebra de produção de 20%

O Douro está a iniciar as vindimas de 2020, ano em que se prevê uma quebra de produção de cerca de 20% e fica marcado pela pandemia que impôs novos cuidados e regras na maior festa da região. […]