A cenoura, cujo nome científico é Daucus carota ssp. sativus pertence à família botânica das Apiáceas, à qual pertencem também outras culturas como a salsa e os coentros. Originária do continente asiático, é um hortícola muito rico em fibra, vitaminas, antioxidantes, entre outros. Esta cultura é considerada bienal, porém é cultivada como anual uma vez que é no primeiro ano que ocorre a acumulação de reservas na raiz.
A cenoura é uma das hortaliças mais populares do mundo. Em termos de clima, cresce melhor com temperaturas entre 16ºC e 22ºC, embora existam cultivares adaptadas a temperaturas um pouco mais altas. A temperatura mínima para o plantio deve ser de 7ºC, e temperaturas acima de 30ºC podem prejudicar o crescimento das plantas e o sabor das raízes. Em termos de luminosidade, cresce melhor em condições de alta luminosidade (com sol direto ou sombra parcial), e no que respeita ao solo precisa de ser cultivada num solo sem pedras e outros detritos. Necessita de uma boa disponibilidade de água, mas o solo não deve permanecer encharcado, sob pena do apodrecimento das raízes ou surgimento de doenças.
Semeadas diretamente no local definitivo, as cenouras podem semear-se durante todo o ano. O primeiro passo será adquirir as sementes da variedade pretendida. Escolher um local com alguma exposição solar, protegido de geadas, com solo leve, profundo, bem drenado, com pH entre 6 e 6,5 e rico em matéria orgânica, podendo enriquecê-lo com o composto produzido na sua horta. Na preparação da cama para a semente é fundamental a criação de uma camada de terra suficientemente fina e leve para assegurar um bom contacto da terra com a semente.
A sementeira pode ser realizada a lanço, misturando as sementes da cenoura com um pouco de areia fina e espalhando-as pela área reservada. O início da colheita depende da variedade cultivada, e pode ocorrer entre 60 e 120 dias quando o cultivo ocorre em condições ideais.
→ Aceda aqui ao documento ←
Fonte: Agrogarante
Análise Setorial da Agrogarante: Subsetor – Pêssego – junho 2024