Em suspense até ao último momento, fruto de condições climatéricas adversas, a 8.ª edição Amphora Wine Day (AWD) bateu todos os recordes das anteriores e voltou a afirmar o estatuto do Alentejo como referência mundial do Vinho de Talha. A Herdade do Rocim voltou a reunir produtores, jornalistas, especialistas e apaixonados pelo vinho num encontro que continua a inspirar o mundo e a projetar uma tradição com mais de dois mil anos. Com cerca de 50 produtores provenientes de seis países, o evento reforçou o seu caráter global e deu mais um passo na consolidação de uma comunidade internacional unida pela paixão pelo vinho de ânfora. Levar o conceito do AWD fora de portas é um desafio com o qual o mentor do evento, CEO e enólogo da Herdade do Rocim, Pedro Ribeiro, tem sido “cada vez mais abordado”.
Vários produtores internacionais manifestaram este ano interesse formal em levar o Amphora Wine Day para os seus próprios países, uma demonstração clara da influência crescente do evento na promoção da técnica ancestral de vinificação em ânfora. “O que começou no Alentejo já não pertence apenas ao Alentejo — pertence ao mundo. Acolhemos 1850 visitantes nesta edição”, adianta Pedro Ribeiro. O Vinho de Talha vive um momento de afirmação internacional. Em 2025, o setor registou um crescimento de 22% nas exportações, com especial evolução na Ucrânia, onde a procura por vinhos de tradição e identidade tem aumentado de forma expressiva e onde o Rocim já marca presença. Mercados como EUA, Alemanha, Polónia e Japão reforçam, igualmente, a sua aposta nos vinhos de ânfora.
Amphora Wine Talks: um painel que redefine a comunicação do Vinho de Talha
Um dos momentos mais marcantes do evento foi, sem dúvida, a habitual Amphora Wine Talks, este ano moderada pelo especialista de vinhos Nuno Oliveira Garcia, sob o tema “Da Argila ao Copo: como promover o Vinho de Talha”. Este painel reuniu quatro vozes incontornáveis do panorama internacional — cada uma delas com uma visão estratégica, complementar e indispensável para o futuro da comunicação do Vinho de Talha. Os intervenientes não foram apenas convidados: foram pilares fundamentais para entender como o Vinho de Ânfora deve posicionar-se no mundo, oferecendo perspetivas esclarecedoras e alinhadas com as exigências dos mercados globais.
Uma das vozes mais respeitadas da crítica internacional, Jamie Goode, trouxe uma perspetiva externa e muito objetiva: para ganhar o mundo, o vinho de talha precisa de construir confiança, alimentar expectativa e gerar emoção. A sua leitura global do setor elevou o debate para outro nível. Para este jornalista é necessário “criar confiança, expectativa e excitação.”
“Há sempre uma história ligada ao vinho — devemos usá-la”, disse Jenia Nikolaichuk, Wine Expert. Com profundo conhecimento dos consumidores internacionais, Jenia destacou a importância da narrativa como ferramenta essencial para diferenciar o Vinho de Talha e para criar ligações emocionais duradouras. A sua intervenção reforçou a necessidade de comunicar cultura e autenticidade — e não apenas produto. Já Agathe Plantade, Wine Manager, sublinhou o papel estratégico dos embaixadores e influenciadores qualificados nos mercados internacionais. A sua visão reforça a urgência de construir uma rede global que represente, com credibilidade, a identidade alentejana e a raridade do vinho de ânfora. “Precisamos de embaixadores para contarem a história e promoverem a exclusividade dos vinhos do Alentejo”, sublinhou. Como produtor, João Soares representou a voz da terra, da tradição e da experiência prática. A sua intervenção foi um lembrete poderoso: nenhuma estratégia de comunicação funciona se não refletir a verdade do processo e das pessoas que fazem o vinho. “A autenticidade da mensagem!”
Através de provas, gastronomia regional, música e debates, o Amphora Wine Day 2025 mostrou, mais uma vez, que o futuro do Vinho de Talha está a ganhar força, dimensão e relevância internacional. Para Pedro Ribeiro, administrador da Herdade do Rocim: “O Rocim abriu os olhos do mundo para o vinho de ânfora do Alentejo e tem sido muito gratificante este percurso. Produtores de todo o mundo viajam até ao Alentejo para compreender como o barro, o tempo e a terra se unem para criar vinhos únicos.”
Com o contributo essencial dos oradores das Amphora Wine Talks, das exportações em crescimento e do interesse internacional em acolher futuras edições, o Amphora Wine Day 2025 reforça uma convicção partilhada:
O Vinho de Talha não é apenas uma tradição antiga — é um futuro vibrante que o Alentejo está a liderar.
Fonte: Herdade do Rocim












































