Os prémios para os vinhos da Adega Cooperativa de Monção não são tudo, mas são bons, quase tão bons quanto os melhores vinhos que produzimos.
Em 2023 a Adega Cooperativa de Monção, no alto do Alto Minho, segue em alta de prémios que distinguem os seus vinhos como dos melhores vinhos vindos do norte mais norte de Portugal.
Depois dos 2 Ouros conquistados no prémio dos “Melhores Verdes” de 2023 pelo vinho Deu-La-Deu Reserva Alvarinho 2020 e pela Delícia Aguardente Vínica Velha, os vinhos Adega de Monção Escolha de 2022 e o Deu-La-Deu Premium de 2020 ganharam a medalha de prata no concurso “Vinhos de Portugal”, tendo o Deu-La-Deu Reserva alcançado mesmo o Ouro nessa mesma competição.
Se a qualidade destes vinhos traduz bem o potencial vitivinícola do país, os prémios que distinguem a qualidade dos vinhos de Monção e de Melgaço chega também de fora de portas com o bronze a as duas pratas (estas alcançando uns notáveis 90 pontos, em edições anteriores suficientes para alcançar o ouro) conquistadas, respetivamente no “International Whine Challenge”, pelo Alvarinho Deu-La-Deu Reserva de 2020 e pelo Alvarinho Deu La Deu e Muralhas de Monção de 2022.
Prémios dentro de portas, prémios fora de portas e prémios dentro das casas dos consumidores. O prémio “Escolhas do Mercado” não esqueceu a popularidade e a qualidade dos vinhos da Adega Cooperativa de Monção e celebrou os vinhos Alvarinho Deu-La-Deu, o Vinho Verde Monção e Melgaço Reserva 2020 e o Deu-La-Deu Reserva como a “escolha certa” nas respetivas categorias de preço.
A continuidade, ano após ano, deste percurso de reconhecimento e de distinção, nas palavras do Presidente da Adega de Monção, Dr. Armando Fontainhas, “prova como os nossos vinhos têm evoluído no caminho certo, sentido reiterado pelas mais recentes colheitas, que estão à altura dos elevados pergaminhos que carregamos aos ombros, com tanto prazer e responsabilidade como carregamos os cestos aquando da vindima. Este é um legado de extrema importância assumido por todos os cooperantes da Adega de Monção para com o desenvolvimento económico e sociocultural de Monção e de Melgaço, bem como de todo o Alto Minho”.
Fonte: Adega Cooperativa de Monçao