A Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, vai receber a 19 de outubro, às 15 horas, uma sessão sobre “Alimentos desidratados, uma alternativa de conservação”. O processo de desidratação de alimentos permite uma maior preservação e conservação de qualidade e propriedades que, por vezes, se podem perder no processo de congelação. A participação nesta sessão é gratuita, mas está sujeita à inscrição até ao dia 17 de outubro.
Dinamizada por Filomena Silva, esta sessão pretende mostrar como tirar o melhor partido de um desidratador de alimentos, promovendo um combate ao desperdício alimentar e incentivando uma alimentação mais saudável, baseada em produtos naturais. Pretende também demonstrar que, para além da fruta, há muitos mais alimentos que podem ser desidratados, como legumes ou até carne. Para isso, irá ensinar o processo de desidratação de uma série de alimentos, demonstrando algumas etapas que dão origem a granolas, vegetais prontos a utilizar, temperos e caldos de vegetais, farinhas e fermentos, entre outros. A sessão conta com o apoio do Município da Sertã e no final serão confecionadas receitas com alimentos desidratados.
Filomena Silva é professora de Física e Química desde 1997, estando efetiva na Escola Profissional e Tecnológica da Zona do Pinhal, em Pedrógão Grande, desde 1999. É licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e ingressou ainda no mestrado em Engenharia Bioquímica. Gosta de viajar e de se juntar com os seus amigos à volta de uma mesa, tentando sempre proporcionar-lhes boas experiências gastronómicas. O interesse e o gosto pela cozinha, nomeadamente por uma alimentação verdadeira, natural e saudável, têm levado Filomena a participar em vários workshops sobre o tema, incluindo um curso de Cozinha Natural, que frequentou em 2021.
Além de procurar incluir as suas aprendizagens na alimentação diária da sua família, pretende agora partilhá-las também com a comunidade, através desta sessão informativa a decorrer a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, a 19 de outubro.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.