Alimentaria 2019 gerou um potencial de negócio de 25 milhões de euros

Alimentaria 2019 gerou um potencial de negócio de 25 milhões de euros

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

A organização da Alimentaria&Horexpo faz um balanço muito positivo desta 15.ª edição em Lisboa. A mostra recebeu cerca de 800 empresas participantes, entre directas e representadas, das quais 38% eram internacionais.

Para a directora de área de feiras da FIL, Fátima Vila Maior, a qualidade do certame traduz-se nas respostas dadas pelos visitantes no âmbito dos inquéritos realizados na Alimentaria&Horexpo Lisboa: «35% dos visitantes profissionais concretizou negócio e 64% admite ter identificado oportunidade de negócio com possibilidade de concretização nos próximos 6 meses».

Para a responsável, estes são números «muito animadores e permitem afirmar que a edição deste ano gerou um potencial de negócio de 25 milhões de euros».

Ao longo dos três dias do certame, que contou com 800 empresas expositoras, a FIL promoveu um inquérito junto de uma amostra significativa de profissionais que visitaram a 15ª edição da Alimentaria & Horexpo Lisboa, realizada de 24 a 26 de Março, e concluiu que as mulheres estiveram em maioria (55%) e que 40% dos visitantes estão na faixa etária dos 36 a 45 anos.

De um universo de 478 inquiridos, 25% dos visitantes entrevistados exercem profissão na área da distribuição/importação, 20% são fabricantes de produtos alimentares e 44% integram o canal Horeca. 8% dos visitantes pertencem à grande distribuição e lojas especializadas. De destacar que 36% do número de visitantes esteve pela primeira vez no certame.

Conscientes da importância da existência de uma feira representativa do sector Alimentar para o desenvolvimento do próprio sector a médio/longo prazo, e admitindo (92%) que a Alimentaria&Horexpo Lisboa é «o evento mais representativo do sector em Portugal», 96% dos visitantes revela que marcará presença na próxima edição.

O conceito da Alimentaria & Horexpo Lisboa 2019 assentou este ano nos eixos da Inovação e dos Novos Produtos, uma aposta que Fátima Vila Maior acredita ter sido ganhadora, «dado não apenas o número de empresas presentes, como de visitantes profissionais, que se traduziram num crescimento de 16% face a 2017».

A feira em números

  • 14911 Profissionais do sector
  • 800 empresas a expor
  • 38% das empresas a expor são internacionais
  • 29 países a expor
  • 55% dos visitantes são do sexo feminino
  • 36% dos visitantes estiveram pela primeira vez numa Alimentaria&Horexpo
  • 68% dos visitantes tinham «intenção de fazer negócio»
  • 64% «identificaram oportunidades de negócio com possibilidade de concretização nos próximos 6 meses»
  • 35% dos visitantes «concretizou negócio»

Notícias relacionadas

Comente este artigo

O artigo Alimentaria 2019 gerou um potencial de negócio de 25 milhões de euros foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Anterior Terra Emergente – T.3 Ep.7 – Nichos de Mercado
Próximo CDS quer medidas excecionais de apoio aos agricultores afetados pela seca

Artigos relacionados

Últimas

Câmara de Sintra vai recolher e substituir kit da Proteção Civil que tem material inflamável

[Fonte: Expresso]

A Câmara Municipal de Sintra, que tem 12 aldeias nos programas “Aldeias Seguras” e “Pessoas Seguras”, […]

Últimas

Federação dos Agricultores alentejanos reclama medidas de combate à seca

[Fonte: Gazeta Rural]

As situações de seca extrema no Alentejo infelizmente são recorrentes, e este ano não é excepção. […]

Nacional

Agroop: o Big Brother da produção agrícola que ajuda a semear e a poupar

[Fonte: O Jornal Económico]

“Semear inovação, colher grandes resultados” é o mote da startup portuguesa Agroop que pretende ajudar agricultores a monitorizar as atividades no campo e a fazerem contas das despesas com a produção. […]