Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Incêndios: Empresas afetadas podem ficar isentas até 1 ano de contribuições para SS

    Incêndios: Município de Almeida pede aos cidadãos para reportarem os prejuízos

    “Governo que tente justificar insucessos com passado é incompetente”

    Açores determinam destruição de apiários positivos ou suspeitos de loque americana

    Incêndios: Área ardida no Fundão ultrapassa os 10 mil hectares – Câmara

    Portugal foi o terceiro maior produtor de tomate da UE em 2024

    Arde a floresta, também arde a neutralidade

    Estudo revela que árvores da Amazónia criam chuva na seca com água superficial

    Os cientistas advertem: o calor extremo pode piorar a qualidade do ar que respiramos

  • Opinião

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

    Filipe Corrêa Figueira

    Alqueva está em Seca

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Caso prático com eucaliptos

    25/08/2025

    Porcino de capa blanca: los precios se sitúan un 7,1% más bajos que hace un año

    24/08/2025

    Vacuno: mercado con mucha demanda de hembras

    24/08/2025

    Corderos: se imponen las alzas en los de menos peso

    24/08/2025

    Incêndios: Pacto para a floresta só será útil após avaliação ao que correu mal – Marques Mendes

    24/08/2025

    Incêndios: Ventura acusa Montenegro de má gestão nos fogos e aconselha-o a sair do gabinete

    24/08/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Incêndios: Empresas afetadas podem ficar isentas até 1 ano de contribuições para SS

    Incêndios: Município de Almeida pede aos cidadãos para reportarem os prejuízos

    “Governo que tente justificar insucessos com passado é incompetente”

    Açores determinam destruição de apiários positivos ou suspeitos de loque americana

    Incêndios: Área ardida no Fundão ultrapassa os 10 mil hectares – Câmara

    Portugal foi o terceiro maior produtor de tomate da UE em 2024

    Arde a floresta, também arde a neutralidade

    Estudo revela que árvores da Amazónia criam chuva na seca com água superficial

    Os cientistas advertem: o calor extremo pode piorar a qualidade do ar que respiramos

  • Opinião

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

    Filipe Corrêa Figueira

    Alqueva está em Seca

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Caso prático com eucaliptos

    25/08/2025

    Porcino de capa blanca: los precios se sitúan un 7,1% más bajos que hace un año

    24/08/2025

    Vacuno: mercado con mucha demanda de hembras

    24/08/2025

    Corderos: se imponen las alzas en los de menos peso

    24/08/2025

    Incêndios: Pacto para a floresta só será útil após avaliação ao que correu mal – Marques Mendes

    24/08/2025

    Incêndios: Ventura acusa Montenegro de má gestão nos fogos e aconselha-o a sair do gabinete

    24/08/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
Artigo do arquivo do Agroportal entre 1999 e 2014.

Alimenta��o: Produtos com a��car os mais publicitados junto das crian�as

por Agroportal
07-09-2005 | 00:00
em Arquivo Agroportal
Tempo De Leitura: 6 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

 

[ Página inicial ] [ Direct�rio ] [ Agronotícias ] [ Pesquisar ] [ Opini�o ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

 

 –  07-09-2005

[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ]

Alimenta��o: Produtos com a��car os mais publicitados junto das crian�as

Lisboa, 06 Set
As bolachas, os snacks e os aditivos para o leite, todos com a��car, são o grupo alimentar mais anunciado em publicidade dirigida a crian�as na televisão e imprensa, constatou um estudo realizado pelo Observatério da Publicidade.

Publicado hoje no site do Instituto do Consumidor, o estudo salienta que os alimentos que incluem a��car representam 61,1 por cento dos an�ncios analisados.

O estudo incidiu sobre 108 an�ncios de produtos alimentares dirigidos a crian�as, seleccionados a partir de 768 visionados e divulgados na televisão e na imprensa portuguesas entre Abril e Junho deste ano.

O Observatério destaca que a import�ncia da análise a este tipo publicidade se enquadra "no contexto da alimenta��o equilibrada, do aumento da taxa de obesidade infantil e do papel da publicidade neste fen�meno".

Os resultados indicam que o grupo alimentar classificado como "A��car e A�ucarados" (bolachas, snack e aditivos para o leite, refrigerantes e rebu�ados), recolheu 25 por cento dos an�ncios sobre alimentos dirigidos a crian�as, seguindo-se o dos Lactic�nios + A�ucarado Aromatizado (iogurtes, leites e gelados), com 19,4 por cento.

Em terceiro lugar surge a categoria de Cereais + A�ucarado (bolachas, cereais, barras de cereais) com 16,7 por cento dos an�ncios.

No que toca � publicidade emitida pela televisão, o estudo assinala que o n�mero de repeti��es (inserá�es), "revela que a maioria dos an�ncios emitidos (69,7 por cento) está concentrada nestes tr�s grupos, embora com uma inversão de posi��o: 27,6 por cento dos an�ncios emitidos corresponde ao grupo Cereais + A�ucarado, tendo os outros dois grupos um peso semelhante, de 21 por cento".

O Observatério da Publicidade indica Também que � na televisão "que se assiste a uma maior diversidade de campanhas, com uma fort�ssima intensidade", sendo este o meio "mais acess�vel a crian�as".

O estudo destaca ainda que "a publicidade relativa aos alimentos para crian�as recorre quase sempre a personagens (92,6 por cento)" e que, entre estas, a principal surge maioritariamente com o g�nero masculino (54,0 por cento).

O que leva o Observatério a concluir que a linguagem empregue neste tipo de publicidade dirigida a crian�as privilegia o "universo masculino em detrimento do feminino, que tem uma reduzida expressão (18,0 por cento)".

Tal poder� significar que a caracteriza��o da personagem mascote � feita com recurso a uma "uma simbologia associada aos rapazes (jovens), � energia e vitalidade (jogar e correr), enquanto que as meninas são associadas a brincadeiras menos din�micas".

Perante isto, as conclus�es do estudo indicam que "este dom�nio do g�nero masculino pode sugerir que a publicidade para este público-alvo juvenil come�a, desde logo, a veicular o estere�tipo da sociedade onde o homem mant�m ascendente sobre a mulher ao nível. da actividade e energia".


Apontadores relacionados:

Artigos

  • Agronotícias (18/07/2005) – Alimenta��o: Inqu�rito a h�bitos dos portugueses j� tem 25 anos

S�tios

  • Instituto do Consumidor

  • Portal do Consumidor

Fonte: Lusa

[ �cran anterior ]  [ Outras notícias ]

[ Página inicial ] [ Direct�rio ] [ Agronotícias ] [ Pesquisar ] [ Opini�o ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

Produzido por Camares � – �  1999-2007. Todos os direitos reservados.
Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits
Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Inc�ndios: Bombeiros profissionais satisfeitos com medidas de combate anunciadas

Próxima Publicação

Aut�rquicas: AJAP alerta futuros autarcas para a import�ncia da agricultura no desenvolvimento local

Artigos Relacionados

Arquivo Agroportal

Tema central da Ovibeja 2015 homenageia Cante Alentejano

28/11/2014
Arquivo Agroportal

Ministro da Economia lança desafio aos empresários para que façam do “Portugal Sou Eu” um catalisador da economia

28/11/2014
Arquivo Agroportal

Inquérito à estrutura das explorações agrícolas 2013: um retrato com duas realidades

28/11/2014
Próxima Publicação

Aut�rquicas: AJAP alerta futuros autarcas para a import�ncia da agricultura no desenvolvimento local

Discussão sobre este post

Opinião

Últimas

Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

por António Bonito
17/08/2025

Ler mais
filipe charters de azevedo
Últimas

Para onde vai o dinheiro da PAC?

por Filipe Charters de Azevedo
10/08/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

IPMA

Investigadoras do IPMA homenageadas

22/08/2025

Arderam milhares de hectares de áreas de baldios no distrito de Coimbra

22/08/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une
Advertisement

Eventos

Agosto 2025
STQQSSD
     1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
« Jul   Set »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.