A associação de ambiente A Nossa Terra foi estabelecida em 1996 para proteger o património natural da Serra de Monchique. A associação tem participada ativamente no programa de voluntariado ambiental para a água organizado pela Agência Portuguesa do Ambiente no Algarve, monitorizando a qualidade de água nas ribeiras e participando em ações de remoção das plantas invasoras. Continua a promover a plantação de espécies florestais autóctones em propriedades dos seus associados bem como em terreno municipal.
Semeando água na Serra de Monchique
Durante a seca de 1990 a 1995, a Vila de Monchique ficou sem água suficiente para abastecimento de água potável durante 24 horas por dia e por todos os dias aos centros populacionais de Monchique, Marmelete e Alferce. Durante o incêndio de 2018, houve períodos em que o sistema de abastecimento de água não teve capacidade suficiente para manter o fornecimento de água à população e também para combater o incêndio.
Desde a seca de 1995, a Câmara Municipal de Monchique, com o apoio do financiamento da União Europeia, tem implementado uma série de projetos para assegurar a disponibilidade de água subterrânea para abastecer os centros populacionais de Monchique, Marmelete e Alferce. No fim da década dos 90s, foi construída uma barragem na Cruz da Fóia para reter os caudais do inverno e permitir uma maior infiltração no aquífero que abastece a Vila de Monchique. Recentemente, foi construído um canal e sistema de infiltração a outro aquífero do sistema através do projeto SOWAMO. Este projeto incluiu a remoção de uma plantação intensiva de eucalipto. Recentemente, a Câmara removeu uma plantação de eucalipto a montante de um terceiro aquífero. Estas ações contribuíram à disponibilizar mais água para abastecer o município.
Poderá este tipo de gestão da utilização dos solos das bacias hidrográficas contribuir a resolução da falta de água no Algarve e no Alentejo?
Por exemplo, este ano a Barragem da Bravura tem somente 15% da sua capacidade de armazenamento. As ribeiras que abastecem a barragem estão completamente secas. A ARBA, a Associação dos Regantes e Beneficiários do Alvor, já não pode abastecer água para rega aos proprietários dos terrenos agrícolas no sistema de rega do Alvor.
A Barragem da Bravura foi projetada em 1955, utilizando as disponibilidades de água daquela altura. Desde então, a pluviosidade média anual tem decrescido (em particular no período de […]
Presidente da associação ambiental A Nossa Terra.
Mestrado em Gestão dos Recursos Hídricos.