Portugal, todos o sabem, é um país com pouca tradição de reflexão e participação activa da Sociedade Civil na generalidade dos temas que condicionam a nossa vida. No sector agrícola, o deficit de reflexão e de espaço de cidadania ainda é mais notório. Não é porque as pessoas do Sector não tenham ideias sobre as coisas mas porque muitas vezes não gostam de escrever, de passar para um papel aquilo que pensam e sentem, ou por simples comodismo ou alguma “vergonha” de partilhar as suas reflexões. Não vão os outros julgar mal aquilo que pensamos. E de facto, um Sector que tem sido votado a um relativo abandono nos últimos anos – quando comparado com outros sectores da actividade económica e com maior mediatismo – não constitui terreno fértil para o aparecimento de grandes pensadores ou iniciativas que potenciem que em Portugal se “pense e respire” agricultura e se possa passar uma imagem mais positiva para a opinião pública.
Nesta perspectiva, há 10 anos atrás, uma iniciativa como a do Agroportal, a ideia de se construir um portal do mundo rural era naturalmente uma aposta arriscada. Sei as dificuldades do projecto, as incertezas e instabilidade vividas, a falta de apoios e partilhei muitas dessas angústias com o seu mentor, o Eng.º Mattamouros Resende.
Passados todos estes anos, o Agroportal é um projecto consolidado, uma referência neste mercado e mais do que isso, um espaço de liberdade, de partilha de ideias e de opiniões, de pluralidade e onde se fala de agricultura, de projectos, de ilusões, de posições das diferentes organizações socioprofissionais que afirmam a sua voz, se indignam e se regozijam. Que respiram.
Com cada vez mais leitores e visitantes, com debate, comentário e um portal indispensável para todos os que trabalham no Sector Agrícola e Agro-Alimentar. O verdadeiro portal do Mundo Rural.
Pessoalmente, sou visitante assíduo e diariamente passo os olhos pelo portal para me inteirar das últimas notícias ou dos novos artigos de opinião. E conheço muita gente que como eu, em Portugal ou Bruxelas, inicia desta forma o seu dia de trabalho. Desconheço se o Agroportal é muito utilizado pelos nossos responsáveis políticos, no Governo, na Administração Pública ou na Assembleia da República mas aqui deixo o repto. Porque vale a pena “passar por lá” e talvez seja um instrumento que ajude nas tomadas de decisão.
Orgulho-me de pertencer a esta família de amigos que já passou pelas páginas do Agroportal e agradeço ao Eng.º Mattamouros Resende a abertura com que sempre me recebeu, respeitando as minhas ideias, sem nunca questionar o conteúdo dos textos.
Sempre olhei para o Agroportal como um espaço de porta aberta e estou certo que é essa postura que o alimenta e reforça, que o credibiliza e o faz renascer, sempre actual, sempre presente mas voltado para o futuro e que fez deste sonho, dez anos depois, um Projecto consistente, sólido e Indispensável.
Dez anos a pensar Agricultura.
Por tudo isto, Obrigado Agroportal.
Jaime Piçarra
(Eng.º Agrónomo)
Revisão Intercalar da PAC: Uma “revolução” adiada? – Jaime Piçarra