Agricultores alentejanos “preocupados” com a falta de chuva

Agricultores alentejanos “preocupados” com a falta de chuva

Janeiro foi o mês mais seco dos últimos 20 anos, um problema que está a deixar os agricultores do Alentejo “extramente preocupados”. Citada pela Rádio Renascença, a Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre (AADP) afirma que este período de seca meteorológica está já a afetar o Alto Alentejo.

“Dou o exemplo da barragem do Caia que, neste momento, está com 35 por cento da sua capacidade, o que é muito abaixo do que seria razoável para o mês de março”, diz a presidente da associação, Fermelinda Carvalho.

“Tem chovido muito pouco, vamos começar a Primavera e a nossa preocupação é muito grande. Temos as culturas instaladas de outono/inverno, temos as nossas pastagens, os prados espontâneos e é notória a falta de água, as searas não desenvolvem o que era suposto, pois não há humidade no solo”, sublinha ainda a responsável.

A presidente da Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre defende ainda que se não chover em breve, os agricultores da região correm o risco de perder todas as suas culturas.

Já no final de fevereiro, o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, tinha revelado que estava preocupado com o “espetro da seca”, referindo também que podem existir “algumas limitações” no regadio em 11 barragens, no sul.

Das 39 albufeiras monitorizadas pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), “em 28 barragens vai ser possível ter uma campanha completamente normal”, defendeu o ministro.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior SIAZ – Produção de azeite na campanha 2018/19 aponta para uma quebra de 30% face à anterior
Próximo PDR 2020 abre apoios para observações em agricultura e territórios rurais

Artigos relacionados

Últimas

Quarentena nos EUA deixa milhões de litros de cerveja fora de prazo

Em março, mesmo antes das quarentenas, cerca de 38 milhões de litros de cerveja mantidos pelos retalhistas já tinham passado do prazo de validade, […]

Vídeos

Faça Chuva Faça Sol – T.4 Ep.6

Na última década a cultura do abacate expandiu-se no Algarve. O chamado “ouro verde” veio diversificar as culturas agrícolas locais, onde os citrinos dominam, ajudando a dinamizar […]

Nacional

Black Week Jungheinrich: PROFISHOP em Portugal com preços especiais

A PROFISHOP, loja online da Jungheinrich Portugal, que actua na área da intralogística, está a levar a cabo a “Black Week,” […]